Artesanato vicentino será exposto em Portugal

Compartilhe!

3 curtiram


Ação faz parte do projeto de incentivo ao desenvolvimento do artesanato da Cidade


O artesanato vicentino estará presente na abertura da 39º Feira Nacional de Artesanato e em exposição especial no Museu das Rendas de Bilros de Vila do Conde, em Portugal, entre julho e agosto. O secretário da Cultura, Amauri Alves, que viajará ao país em julho sem nenhum gasto para a Prefeitura, levará uma coleção de Abayomi da artesã Claudia Mello.

Oficina gratuita – As Abayomis são bonecas de pano de tradição afro-brasileira, feitas de retalhos com nós e tranças, sem costuras ou uso de cola. Neste sábado, às 14 horas, a Casa Martim Afonso (Praça 22 de Janeiro) receberá um workshop gratuito de confecção destas bonecas com Claudia Mello. São reservadas 10 vagas para a atividade. Informações: 3468-1528.

“A Secult mediou o convite para a exposição com a Câmara de Vila do Conde”, relata o secretário. “O belíssimo artesanato de Claudia Mello despertou o interesse dos portugueses que organizarão uma exposição na abertura da Feira Nacional de Artesanato e no Museu de Renda de Bilros”. A ação faz parte do projeto de incentivo ao desenvolvimento do artesanato vicentino e foi viabilizada por Amauri e por Ivone Teixeira, coordenadora do Museu de Vila do Conde.

Claudia Mello, que prepara 15 peças para serem expostas, demonstra todo o seu entusiasmo com a possibilidade de divulgar seu trabalho em outro país e diz estar muito honrada e feliz em participar desta exposição em Portugal no Museu de Rendas de Bilros: “Resgato memórias de família através das lembranças da minha tia Elvira Estelita da Silva, que era artesã e fazia rendas de bilros. Este é um momento de grande reconhecimento do meu trabalho como artesã em São Vicente”.

Confecção – Na confecção de suas criações, a artesã Claudia Mello utiliza matéria prima de origem natural como tecidos de fibra 100% algodão, corantes naturais à base de pigmentos extraídos de cascas, folhas, flores e sementes, essências de óleos naturais da Amazônia e embalagens que possam ser reutilizáveis ou recicláveis. O artesanato de Claudia é produzido de forma sustentável e ligado às memórias e identidades plurais do povo brasileiro, em especial às africanidades presentes na cultura brasileira.

A Feira Nacional de Artesanato da Vila do Conde é a maior e mais completa mostra de artes tradicionais portuguesas há 40 anos consecutivos. Por sua vez, o Museu das Rendas de Bilros foi instalado há 25 anos na Casa do Vinhal, na mesma cidade e o único do gênero no país.