Professores são presenteados com livros de Zaida Siqueira

Compartilhe!

1 curtiu


Obras foram entregues pela Secretaria da Cultura na Casa Martim Afonso


Professores de História, Geografia e Arte, da rede municipal de ensino de São Vicente, ganharam três livros de autoria da jornalista e fotógrafa Zaida Siqueira. Foram presenteados 50 educadores com as obras que reúnem registros fotográficos riquíssimos do ponto de vista artístico, histórico e social.

As três obras – Utensílios no Brasil, Padrões e A História Sob a Terra expressam por meio de imagens fotográficas o cotidiano de um Brasil através das formas geométricas, de objetos e de fragmentos que expressam a sociedade e a rica cultura que forma o País. A coletânea é fruto de uma década de pesquisas de Zaida, percorrendo diversas regiões do território nacional.

A entrega dos livros foi feita pela Secretaria da Cultura de São Vicente (Secult), na tarde de sexta-feira (18), em solenidade realizada na Casa Martim Afonso. Estiveram presentes representantes da Secult e da Secretaria de Educação (Seduc) e equipe da Casa Martim Afonso.

Os educadores presenteados ainda participaram de uma visita monitorada na Casa Martim Afonso, que abriga o Sítio Arqueológico Bacharel, com 25 metros de parede do século XVI, vestígios de sambaqui com idade de dois a três mil anos, bem como cerâmica tupi de aproximadamente 800 anos. Muitos vestígios de ocupação européia do século XVI ao XX também estão evidenciados no espaço, com um total de mais de 800 peças.

A autora – Formada em artes plásticas e jornalismo, Zaida Siqueira sempre optou pela fotografia como seu meio de expressão. Há mais de uma década viaja pelo Brasil documentando o cotidiano, seus objetos e os conhecimentos adquiridos em sua produção.

Utensílios no Brasil – O livro retrata utilitários do cotidiano doméstico nas casas brasileiras. Por meio da fotografia, apresenta tais objetos em imagens artísticas valorizando formas e texturas. O registro é inédito e faz parte da pesquisa a respeito do patrimônio imaterial no cotidiano.

Padrões – A obra apresenta imagens de linhas retas, sinuosas, convergentes, paralelas, que se afastam ou se reúnem, formando todo tipo de desenho encontrado na estampa de um tecido, na forma de uma renda, na decoração de um azulejo ou nos vazios e cheios de uma escultura.

A História Sob a Terra: Achados Arqueológicos Na Baixada Santista – Frágeis estilhaços de vasos de faiança portuguesa, fragmentos de sopeiras, pratos, pias e objetos em cerâmica, lascas de louça e porcelana inglesa são alguns dos objetos antigos encontrados em um enorme subsolo urbano por onde passam diariamente milhares de pessoas e contam parte de uma cidade invisível, engolida pela modernidade. Estas peças são apresentadas no livro A História Sob a Terra: Achados Arqueológicos na Baixada Santista, com cerca de 300 imagens obtidas durante escavações arqueológicas nas cidades de São Vicente, Santos e Cubatão.