Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo tem adesão de 16 escolas da Cidade
Espaço dinâmico de articulação na escola e importante instrumento de formação do professor, o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) já acontece de forma on-line em unidades de São Vicente.
Exclusivamente presencial até então, o HTPC, como é mais conhecido, pode ser feito desde agosto por meio de uma plataforma disponibilizada em site, com registro de presença e prazo de uma semana para a realização das atividades propostas. Até o momento, 16 escolas aderiram à proposta.
Implementada pela Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Diretoria de Educação Básica em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), a plataforma pode ser acessada pelo site htpcsv.com. Cada professor tem login e senha exclusivos para entrar na página.
Os temas escolhidos semanalmente são abrangentes e de interesse comum no universo escolar, como Escola Sem Partido, Base Curricular Nacional, entre outros. Como o horário de acesso é flexível, propicia liberdade para explorar e ir além do que foi proposto inicialmente na atividade, para depois contribuir com todo o coletivo.
Na EMEF Manoel Nascimento, no Jóquei Clube, a experiência teve adesão total dos professores. “Eles têm se mostrado receptivos com o sistema on-line e elogiaram a praticidade, os assuntos abordados e o material de pesquisa disponível”, destacou a coordenadora pedagógica da unidade, Cristiane Coelho Martins.
O uso da tecnologia é opcional ao professor, que pode continuar na forma presencial. Entre os objetivos do HTPC está o de fortalecer o papel do coordenador pedagógico como intermediário vital na formação do professor; privilegiar o aperfeiçoamento do Projeto Político Pedagógico na Rede Municipal, propiciando inferências necessárias para replanejar e reavaliar atividades que sejam significativas aos procedimentos, atitudes e conceitos necessários para sanar de forma qualitativa e alavancar a melhoria do processo de ensino e aprendizagem na sala de aula; e possibilitar a reflexão das diretrizes comuns que possam ser discutidas e aplicadas de forma macro nas escolas para promover o aperfeiçoamento individual e uma formação coletiva com a contribuição de toda a rede de ensino.
A plataforma também promove o debate exclusivamente pedagógico e estimula a interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e a troca de experiências, além de discutir competências e habilidades da prática e do fazer docente. Ainda organiza o trabalho em equipe, debate problemas e descobre soluções viáveis para o bom desempenho das escolas; oferece formação contínua, programada e estruturada; e promove a interação com outros professores e de realidades diversas, possibilitando por intermédio de uma comunicação assíncrona e síncrona dentro da plataforma para subsidiar a equipe gestora e professores.
O tempo dedicado ajuda no desenvolvimento pessoal e coletivo dos educadores, na busca pessoal de formação, na análise de todas as concepções pedagógicas de todos os segmentos de ensino, a traçar metas reais, possíveis e tangíveis sem utopias, além de identificar as alternativas pedagógicas que concorrem para a redução dos índices de evasão e retenção.