Maior evento de gênero no Litoral Paulista aconteceu nos dias 16 e 17, abordando a Educação para a Cultura de Paz
Com o tema Educação para a Cultura de Paz, o V Encontro de Educadores de São Vicente foi marcado pela realização de palestras, apresentações artísticas, homenagens e sorteios de presentes entre os 2,8 mil professores participantes no evento, realizado nos dias 16 e 17 de agosto.
As atividades aconteceram na casa de espetáculos Fantastic (Jardim Guassu), mas também foram promovidas outras ações em demais pontos da Cidade.
O momento alto do Encontro foram as palestras proferidas por Fábio Brotto (no dia 16) e Roberto Martini (no dia 18). Renomados no cenário nacional, ambos abordaram a Pedagogia da Cooperação, destacando a importância do trabalho em equipe. “Juntos, somos capazes de realizar algo que não conseguiríamos fazer sozinhos”, sintetizou Fábio Brotto, especializado em jogos cooperativos e no Desenvolvimento de Equipes Colaborativas.
Compartilhando do mesmo princípio, Roberto Martini tratou do “Projeto Cooperação – Soluções Cooperativas para um Mundo de Transformação”, lembrando que a escola tem a possibilidade de realizar essa transformação. Ele ainda revelou a emoção de falar para os professores de São Vicente, cidade onde passou boa parte da infância. “Morei a duas quadras de onde estou fazendo esta palestra e estudei aqui perto, no (colégio) Duque de Caxias. Já participei de eventos em vários lugares do Brasil, mas é uma emoção diferente participar desse Encontro em São Vicente”, destacou o co-autor dos livros Circulando Cooperação e Recreação em Ação.
Os professores ainda assistiram à performance teatral “Cada Segundo é Tempo para Mudar Tudo para Sempre”, com o ator Luigi Morais caracterizado como Charles Chaplin. Grupos de dança formados por alunos das unidades do Cecof Pompeba, Humaitá e Jóquei Clube também se apresentaram, conquistando o público com coreografias criativas. Vídeo produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos da Seduc mostrou todas as ações promovidas desde o início do ano envolvendo a Cultura de Paz.
No encerramento, a secretária da Educação, Damiana Albuquerque, agradeceu o empenho de todos os professores da Rede Municipal em manter um ensino de qualidade. “A caminhada é longa, mas de mãos dadas fica mais leve e ficamos mais fortes, em busca de uma educação transformadora”. A secretária ainda agradeceu os colaboradores e apoiadores que fizeram possível a realização do V Encontro de Educadores de São Vicente e ao senhor senhor Rogélio. por ceder o espaço da Fantastic sem custo algum para a realização do evento.
Promovido pelo quinto ano consecutivo, o Encontro tem por objetivo contribuir na formação continuada dos profissionais da área de Educação do Município. Nesta edição, os professores foram divididos em quatro grupos, assistindo às palestras em dias alternados no período da manhã (8 às 11h30) ou tarde (13h30 às 17h).
A temática Cultura da Paz foi de encontro ao trabalho promovido na Rede Municipal desde o início do ano letivo, com a capacitação de 340 educadores, entre supervisores, diretores, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos
APOIO – O evento é uma realização da Secretaria de Educação de São Vicente/Prefeitura Municipal de São Vicente, com apoio da Natura; Fikbela Perfumaria; Hinode Estética; Editora Positivo; Atlântica Editora; SLB – Sucesso, Livros e Brinquedos; Luci Livros; Bruno Frota Treinamentos; Café Tiradentes; Espelho D’ Água Bijus e Fantastic Chopperia. A Seduc também agradece ao comando do 39º Batalhão da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Guarda Civil Municipal de São Vicente, Codesavi e demais órgãos envolvidos.
HOMENAGENS – Durante o Encontro de Educadores, a Seduc homenageou pessoas e instituições que contribuem em prol da Educação. Dessa forma, durante os dois dias de atividades foram entregues placas de agradecimento aos policiais Odair Arantes e Marcelo Mendes, representando o Proerd pelos serviços prestados na Cidade; aos voluntários Norio Nagumo e Adriano Simões; e a Sérgio Teijeira, representando o Grupo Escoteiro do Ar São Vicente.
SORTEIOS – Ao término de cada período, a Seduc sorteou brindes ofertados pelos apoiadores, entre os quais smartphones, kits de produtos de estética, bolsa de estudos para pós-graduação, livros entre outros.
DEMAIS ATIVIDADES – Mais que realizar palestras com educadores renomados, o V Encontro de Educadores de São Vicente promoveu também ações de “Escolas Parceiras” que, além de ser uma alternativa, se transformou em um momento de troca de experiências e vivências entre Escolas Municipais de São Vicente. O trabalho visa a fortalecer as propostas pedagógicas das instituições envolvidas e também proporcionar a formação contínua aos educadores. “A proposta é fazer uma conexão entre as unidades municipais e incentivar o trabalho em rede.” detalhou Damiana Albuquerque.