Projeto Cultura de Paz é destaque em site internacional

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Ações desenvolvidas nas escolas municipais foram publicadas em página da CPNN UNESCO
          
Desenvolvido em São Vicente desde o início deste ano, o Programa de Formação de Educação para a Cultura de Paz mereceu destaque no site do principal órgão mundial que trata do assunto, a Culture of Peace News Network (CPNN), que em português significa Rede de Informações para a Cultura de Paz.

Artigo sobre o projeto realizado na rede municipal de São Vicente foi publicado na página de abertura http://cpnn-world.org/. O texto detalha todas as etapas executadas pela equipe de profissionais da Secretaria de Educação (Seduc), dentro do plano para a promoção da multiplicação da cultura de paz através do ambiente escolar.

A CPNN é um projeto de movimento global voltado à cultura de paz, iniciado pelas Nações Unidas, onde são noticiados eventos, experiências, livros, música, web informação e de promoção da cultura de paz.

“Trata-se do reconhecimento de um trabalho desenvolvido com seriedade e abraçado por todos que integram a Rede Municipal. São Vicente tem mais de 2 mil professores que sabem do poder de transformação que tem a escola”, destaca a secretária da Educação, Damiana Albuquerque.
O site é gerido pela Cultura de Paz Corporação com base em Connecticut (EUA), que consiste em equipes de jovens, incluindo o grupo que levou o Relatório da Sociedade Civil da Década para uma Cultura de Paz da ONU; o grupo que foi criado durante o Programa Internacional de Formação líder Dynamo Camp, Itália, dirijido pelo Presidente e Instituto de Direitos Humanos da UNESCO; demais jovens que trabalharam no Fundo de Solidariedade para a Juventude para a Aliança das Civilizações das Nações Unidas e/ou repórteres CPNN.

O fundador e presidente da Corporação é David Adams, que começou CPNN UNESCO na década de 1990.

Confira o texto na íntegra publicado pelo site, traduzido para a língua portuguesa:


Brasil: Escolas públicas da cidade de São Vicente transformam educação por meio da cultura de paz

Uma comissão de Cultura de Paz composta pelos educadores Carla Souza, Damiana Albuquerque, Herbert Santo, Ingrid Geraldo, Lourdes Santo, Myrian Castello, Regina Morais, Sandra de Aragão, Tatiana Rodrigues e Wagner Bessa, realiza um Programa de Formação de Educação para a Paz de 60 horas para profissionais de todas as unidades de ensino público da Educação da cidade de São Vicente em parceria com a Secretaria da Educação.
  • Os principais objetivos da formação são
  • Estimular novas formas de convivência;
  • Melhorar as relações de grupo e clima nas unidades escolares;
  • Planejar mudanças positivas a partir da identificação de problemas comuns;
  • Criar redes de comunicação e realiza-AÇÕES;
  • Possibilitar o olhar afetivo para as unidades escolares e trabalhar em comum-unidade, percepção e elaboração de ações para o desenvolvimento local
  • Trabalhar a cultura para a paz na educação de forma a apreciar, sustentar, co-criar soluções e visualizar resultados.

Para a realização destes objetivos a formação é composta por 7 módulos, duas etapas:

Etapa 01:
Contato
Com-ciência
Transforma-Ação
Re-conhecer
Conecta-Ação

Etapa 02:
Prática
Apresenta-Ações

Todos os módulos foram criados por meio de inspirações de organizações e metodologias já validadas como:

Pedagogia da Cooperação e Cultura de Paz: um Caminho de Ensinagem Compartilhada, onde cada um e cada uma são considerados mestres-aprendizes, com-vivendo a descoberta de si mesmos e do mundo, através do encontro com os outros, diante de situações-problema que os desafiam a encontrar soluções cooperativas para o sucesso de todos e para o bem-estar Como-Um.

Palas Athena: A Palas Athena promove, agencia e incuba programas e projetos nas áreas de Educação, Saúde, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Promoção Social, com a finalidade de aprimorar a convivência humana por meio da aproximação de culturas e articulação dos saberes.

Jogo Oásis: O Jogo Oasis é uma ferramenta de apoio à mobilização cidadã para a realização de sonhos coletivos.

Comunicação Não-Violenta: apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que predomina comunicação eficaz e com empatia. Enfatiza a importância de determinar ações a base de valores comuns.

Justiça Restaurativa consiste em um paradigma não punitivo, baseado em valores, que tem como principal objetivo a reparação dos danos oriundos do delito causados às partes envolvidas – vítima, ofensor e comunidade – e, quando possível, a reconstrução das relações rompidas.

Danças Circulares: Promove a união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros além de promover a interculturalidade.

Psicomotricidade: estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
Durante os módulos, a formação contou com a participação de 93 unidades de ensino e cerca de 300 profissionais da educação que conseguiu promover a cultura de paz dentro e fora dos muros da escola.

Diversas ações foram realizadas pelos gestores em parceria com a comunidade no entorno escolar.
A pesquisa feita em todos os módulos demonstrou o alto nível de envolvimento e satisfação dos participantes que pedem a continuidade e expansão das formações.
As atividades foram realizadas de janeiro a junho e pretendem continuar.