Unesp inaugura Instituto de Estudos Avançados do Mar

Compartilhe!

1 curtiu

Unidade funcionará em São Vicente a partir de 5 julho

Um centro de excelência com estrutura pública de qualidade, voltado à pesquisa e à extensão, promovendo o encontro das demandas atuais da sociedade como um todo e, principalmente, de toda a população que vive no Litoral de São Paulo. Essa é a proposta do Instituto de Estudos Avançados do Mar, que a Universidade Estadual Paulista (Unesp) inaugura no dia 5 de julho, às 11h, em São Vicente.

A criação do centro de pesquisas partiu de demandas e de estudos relacionados à exploração das riquezas do Litoral Paulista, dentro de uma perspectiva abrangente da plataforma brasileira e das águas internacionais. Para tanto, vai agregar docentes/pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento, para realização de pesquisas e ensino de pós-graduação de caráter multi, inter e trans-disciplinar relacionadamente ao tema “mar”.

Treinamentos – As primeiras ações do Instituto iniciaram em março deste ano, com o treinamento de professores e funcionários técnico-administrativos da unidade de São Vicente, em práticas analíticas destinadas àqueles com experiência na área das Ciências Biológicas.

Nessa fase foram utilizados equipamentos já disponíveis para a prestação de serviços, tanto na Extensão Universitária (com cursos) como na pesquisa (com o desenvolvimento de conhecimento), relacionados às seguintes grandes áreas: Geologia Marinha; Oceanografia; Gestão de Recursos Naturais; Meio Ambiente e Recursos Pesqueiros.

O valor dos recursos disponibilizados à criação do Instituto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação à Unesp corresponde à R$ 25.060.712,00. Todos os laboratórios devem estar funcionando em dois anos.