Hospital do Humaitá começa a atender nesta segunda-feira (23)

Compartilhe!

2 curtiram


Cidade passa a contar com mais 20 leitos para atendimento de baixa complexidade


Os moradores da Área Continental de São Vicente já podem contar, a partir desta segunda-feira (23), com mais um local de atendimento à saúde na Cidade. A reabertura do Hospital Doutor Olavo Horneaux de Moura, no Humaitá, foi realizada na tarde deste domingo (22).

Com o equipamento, a Administração projeta reduzir as demandas do Hospital Municipal e do Pronto Atendimento do Parque das Bandeiras, bem como atender com maior agilidade os moradores da Área Continental.

“Em tempo recorde, apenas 20 dias, conseguimos abrir esse hospital. Vamos fazer algumas mudanças na saúde e começamos pelo Hospital do Humaitá”, comenta o secretário da Saúde, Haroldo Fábio Genaro, informando que somente os casos de trauma serão encaminhados para o Hospital Municipal.

Na cerimônia, estiveram presentes o prefeito Pedro Gouvêa; o vice-governador Márcio França; o deputado estadual Caio França; além de secretários e vereadores da Cidade.

Ricardo Horneuax, filho do médico que deu nome ao hospital, também estava presente. “Venho prestigiar a abertura desse equipamento com muito orgulho. Meu pai amou a Deus sob todas as coisas, ajudou muita gente. Saía de casa para atender quem precisava e ainda levava os remédios. Ele fez da medicina um sacerdócio. Essa homenagem é mais que merecida, pois ele foi um homem do povo”, disse emocionado.

Na ocasião, a Câmara Municipal, representada pelo presidente Wilson Cardoso, fez a doação de duas cadeiras de rodas. “Tenho orgulho em inaugurar um equipamento que não vai fazer política, mas que vai cuidar de gente. Quero inaugurar muitos equipamentos aqui ainda, região que me acolheu, lugar onde construí minha vida”, ressaltou.

Atendimento – O Hospital do Humaitá fica na Rua Alfredo Chamas s/nº e vai oferecer atendimento de baixa complexidade. São 20 leitos, sendo um deles para isolamento e dois para cuidados especiais, com capacidade para atender pacientes com emergências hipertensivas, entre elas, casos de infartos, angina e edema agudo de pulmão.

Seis médicos plantonistas e três visitadores, além de um profissional que ficará à disposição 24 horas, atenderão as demandas. A unidade também vai contar com diretores clínicos e técnicos, além das chefias, um responsável técnico (enfermeiro) e um administrativo, quatro enfermeiros, 16 auxiliares de enfermagem e cinco assistentes administrativos.             
                          
A Área Continental de São Vicente tem hoje 103.487 habitantes e conta com a cobertura de dois prontos-socorros, a do Humaitá e do Parque das Bandeiras, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) / Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do Humaitá, Parque das Bandeiras, Rio Negro, Samaritá, Gleba II, Pq Continental I e II, e Rio Branco I, II e III. Também há na região a Unidade de Saúde da Mulher, o Caps do Jardim Rio Branco, e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Rio Branco.