Réplica feita de material reciclado tem ainda sucatas como estrutura em metal, canos, divisórias e ferros de construções
Mais de 700 participantes entre atores (amadores e profissionais), cantores, artistas plásticos e demais colaboradores contribuem para realizar a 35ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, construindo o espetáculo em todos os detalhes, entre os quais a ecocaravela feita de material reciclável.
No total, foram utilizadas 10 mil latas de bebidas, aproveitando-se o fundo e o lacre, acrescidas à estrutura em metal, postes de sinalização de trânsito, divisórias de escritórios e ferros de construções sucateadas. Dez pessoas entre soldadores, serralheiros e pintores também participaram da construção da ecocaravela, realizada em um galpão.
Coordenador do projeto que levou à Encenação as réplicas ampliadas de Benedito Calixto, com Cleonis Ferreira, Israel Diniz, também é idealizador da ecocaravela.
Diniz explica que durante o processo de criação inicial da embarcação cenográfica, o tamanho da réplica era de apenas de 6×8 metros. Mas as ideias foram surgindo e a dimensão foi ampliada, ficando ao final em 12×8 metros.
“Muitos participaram da construção da caravela. Primeiro as parcerias dos estabelecimentos para a coleta seletiva de latinhas de bebidas, com o apoio da Associação Comercial, estabelecendo ecopontos de coleta. A população vicentina também muito colaborou na entrega de material reciclável. Enfim, toda a comunidade ajudou nessa construção”.
A réplica será exposta ao público em local que será definido em breve.