EMEI Cidade de Naha lança Projeto "Assembleia Acolhedora - Empoderando a Criança na Voz e na Vez"

Compartilhe!

Curtir
Alunos de 4 a 6 anos participam de rodas de conversa fortalecendo a aprendizagem pedagógica, com base na autonomia, confiança e solidariedade

Com o objetivo de proporcionar às crianças uma educação mais democrática, expondo sua razão e emoção, compartilhando responsabilidades e garantindo direitos e deveres, a Emei Cidade de Naha lançou o Projeto Assembleia Acolhedora – Empoderando a Criança na Voz e na Vez.

Uma vez por semana, alunos de 4 a 6 anos, sentarão em círculo para uma conversa na qual poderão exercitar a escuta infantil, solucionar questões e ampliar a participação no cotidiano escolar.

“A compreensão de uma criança para outra é muito mais satisfatória na oralidade, na dinâmica e na empatia”, explica a diretora da unidade, Lillian Chiquesi que complementa: “O desenvolvimento da criatividade e dos laços afetivos tornam-se recursos para um trabalho significativo na aprendizagem pedagógica, além de ressignificar sentimentos e pensamentos com base na autonomia, confiança, solidariedade, consciência do ser colaborativo e cooperativo.

Conteúdo – quem trilha o percurso, as necessidades e os interesses tratados nas rodas são as próprias crianças, de acordo com a os assuntos abordados em sala de aula. De forma prática, eles expõem suas angústias, alegrias, ideias, sonhos, desafios. Também compartilham sugestões e o que mais a assembleia verbalizar no momento do encontro. O professor media os diálogos permitindo que todos perguntem, reflitam, respondam e opinem.

“Muitas vezes a criança não tem oportunidade de expor sentimentos, ações, pensamentos, sonhos e ideais. Oportunizamos à criança falar, expor e, desta forma, fazemos um trabalho motivacional, intelectual, emocional, levando a criança a refletir no ser humano que é, que pretende ser, da forma com a qual contribui com a comunidade, percebendo seus anseios, angústias, preconceitos, sentimentos bons e ruins e a função deles”, conclui a diretora.