Falta pouco para a reabertura da Ponte dos Barreiros

Volta do tráfego de veículos leves e ônibus à estrutura depende apenas de parecer favorável da Justiça

Compartilhe!

Curtir
A reabertura da Ponte Jornal A Tribuna (Barreiros) depende apenas de um parecer positivo da Justiça, o que deve acontecer nos próximos dias. Na quinta-feira (25), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) apresentou laudo técnico sobre as obras realizadas na primeira fase de recuperação, e, em sua conclusão, garante o sinal verde para a retomada da movimentação de veículos leves e ônibus sobre a estrutura.
No parecer, o IPT considera válidos os documentos apresentados, por atender às normas técnicas e aos procedimentos adotados para elaboração, sobretudo do projeto executivo com análise e simulações utilizando-se de parâmetros compatíveis com o tipo de estrutura. Informa, ainda, que os relatórios e resultados de análises laboratoriais dos materiais empregados “foram considerados coerentes com os procedimentos normatizados”.
 
Quanto à qualidade técnica do reforço executado (execução das obras), o laudo aponta que “não foram observadas anomalias construtivas, e apresentam aspecto normal para esse tipo de obra civil”. Com isso, o IPT considerou que a Ponte Jornal A Tribuna está apta a receber o tráfego de veículos de até dois eixos, com peso bruto total de até oito toneladas por eixo e com velocidade limite de 40 km/hora, em toda sua extensão de 623 metros, nas duas faixas de tráfego, nos dois sentidos.
 
Histórico
Fechada para o tráfego de veículos em 30 de novembro de 2019, por determinação da Justiça, que atendeu à solicitação do Ministério Público, a Ponte Jornal A Tribuna recebeu a atenção do Governo Federal, que anunciou, em dezembro daquele ano, o investimento necessário para a recuperação da estrutura. Três meses depois, em março, a Caixa Econômica Federal (CEF) autorizou a liberação dos recursos. As obras foram divididas em duas fases, sendo a primeira em caráter emergencial, no valor de R$ 5.767.831,91 (já concluída). A segunda, no valor de R$ 51.064.668,68, contempla a recuperação das demais estacas e reforma geral da ponte.
 
A Terracom, empresa que ficou responsável pela execução do projeto da primeira fase, iniciou as obras em abril. Elas foram concluídas no dia 6 de junho, com a recuperação de 52 estacas que apresentavam maior desgaste, uma longarina (vigas longitudinais ou principais) de um dos tabuleiros e três travessas. Já no dia 16, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, esteve em São Vicente para a assinatura do Termo de Liberação de Recurso, garantindo o pagamento da primeira parcela da verba.
 
Agora, com esta etapa cumprida, a Prefeitura de São Vicente já iniciou o processo para a licitação da segunda fase, que prevê a reforma geral da ponte, beneficiando pelo menos 350 mil vicentinos, em especial os mais de 150 mil de moram na Área Continental.


Veja o vídeo da reforma


 

Clique aqui para ver mais fotos da obra

Álbum de Fotos