Enfermeira angolana fala sobre inspiração de SV em projeto implantado em Angola

Compartilhe!

Curtir

Em palestra nesta quarta-feira (12), Judith Luacute falou de sua experiência em Angola e sobre como Central de Curativos de São Vicente influenciou no projeto que ajudou milhares de pessoas


A enfermeira angolana Judith Maria Cecília Luacute, fez nessa quarta-feira (12) palestra aos profissionais da área no Centro Médico Martim Afonso (Av. Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, 425 – Parque Bitaru). Ela voltou à Cidade depois de um ano para contar suas experiências no país africano onde foi idealizadora e coordenadora de um projeto de humanização do Banco de Urgência do Hospital Josina Machel, o maior hospital público de Angola, situado na capital Luanda. A enfermeira afirma se sentir muito feliz por poder ajudar pessoas por meio de projetos como esse. “Para mim, é muito gratificante ver um indivíduo que estava com uma ferida há mais de três meses e, em menos de duas semanas, conseguir fechá-la”.

Seus laços com São Vicente passaram a ser mais próximos depois de conhecer a enfermeira Graziela Paula em um curso de tratamento de feridas a laser no ano passado e ficar sabendo através dela sobre o projeto no Centro de Curativos da Cidade. Ação essa que Judith implantou em seu país.

Sobre a importância da Cidade para o projeto que levou para Angola, Judith explica que “a Central de Curativos de São Vicente foi um fator impulsionador para a abertura dos nossos serviços, porque eles mostraram que com muita criatividade e senso de humanidade pode-se fazer muita coisa e cicatrizar feridas”.