Iniciativa visa apresentar à população modo de vida dos guaranis
Nesta quarta-feira (19), em comemoração ao Dia do Índio, a Secretaria de Cultura (Secult) e os índios da Aldeia Paranapuã realizam diversas atividades abertas ao público, com início às 10h.
Dida Karai, responsável pelo turismo do local, recepcionou os visitantes na Casa de Reza. Um grupo de mulheres apresentou danças e cânticos em guarani, enquanto os homens tocavam instrumentos. Ele falou sobre a importância da data para a aldeia e para a cultura indígena. “Eu considero meu papel pequeno aqui, mas eu luto pelo meu povo, não só do Paranapuã”.
Ele ressalta que, apesar das adaptações do povo indígena, eles não abandonaram as tradições. Além da visita, o público pode passear pela aldeia e conferir a exposição de artesanato, acompanhando mais de perto o estilo de vida dos guaranis.
Para o índio Ronildo Amandios, que está há oito anos no Parque Estadual Xixová , o Dia do Índio é uma forma de mostrar a resistência dos guaranis. “Queremos mostrar para o pessoal que a gente está mantendo nossa cultura bem viva”.
A comemoração continua no sábado e domingo (22 e 23) com a segunda edição dos Jogos Indígenas da Aldeia Paranapuã, com corrida de toras, corrida estilo livre, cabo de guerra, luta corporal e jogos de peteca, das 8h às 17h.
A aldeia se localiza no Parque Estadual Xixová, no Japuí (final da Avenida Saturnino de Brito). A entrada para o evento é um quilo de alimento não perecível.
Segundo Dido, 16 famílias vivem lá. No dia a dia, a entrada do público é restrita e controlada pela portaria da Fundação Florestal.