Trabalhando a conscientização no trânsito, São Vicente promove o Maio Amarelo

Compartilhe!

Curtir
Evento contará com programação no Shopping Brisamar durante todo o mês

A Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) e o Núcleo de Educação para o Trânsito trazem para São Vicente a campanha Maio Amarelo, que visa conscientizar motoristas e motociclistas. O tema da programação este ano é “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

Estão previstas ações de educação no trânsito no Shopping Brisamar, em todas as terças-feiras do mês de maio. O público-alvo da campanha é pedestres, condutores, ciclistas, alunos da rede pública e privada e a comunidade em geral.

Confira o cronograma das atividades:

Rodovirtua – dia 2/5, das 10h às 16h
O participante poderá vivenciar a sensação de dirigir sob efeito de álcool em uma rodovia através de óculos de realidade virtual. Um filme em 360° é exibido nos óculos, colocando a pessoa no lugar do motorista embriagado e passando por situações de risco. O equipamento foi desenvolvido pela Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER). A idade recomendada é de 14 anos.

São seis cadeiras, seis óculos, três promotores uniformizados em um cenário com banner no fundo. Após a experiência, o usuário leva um kit com folheto do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, uma edição do Gibi da Turma da Mônica sobre educação no trânsito e um bafômetro.

Jogos Educativos – dia 9 e 23/5, das 10 às 16h
Jogo de tabuleiro que simula situações corriqueiras no trânsito e jogo de dominó com as placas de regulamentação mais utilizadas.

Simulador de Embriaguez – dia 16/5, das 10 às 16h
Com a utilização de acessórios simuladores de embriaguez, o participante percebe que atividades simples do cotidiano como andar em linha reta, encher um copo d’água, entre outras, podem se tornar extremamente complicadas quando se ingere bebidas alcoólicas em excesso.

Simulador de direção veicular – dia 30/5, das 10 às 16h
A última atração da campanha é a mais realista: nela, o motorista passa por situações de risco no trânsito, como dirigir à noite, com chuva forte e em estradas em um equipamento com monitor de vídeo interno “super wide”, sistema de som integrado, óculos de embriaguez e um software de test-drive. O objetivo é aperfeiçoar o domínio do veículo sob possibilidade de acidentes, para que o motorista seja capaz de evitá-los, orientando na tomada de decisões corretas com rapidez.