Cônsul Geral de Israel visita São Vicente

Na primeira visita oficial, cônsul Alon Lavi se colocou à disposição do prefeito Kayo Amado para ajudar no combate ao coronavírus e no desenvolvimento da Cidade

Compartilhe!

2 curtiram
Na primeira visita oficial, cônsul Alon Lavi se colocou à disposição do prefeito Kayo Amado para ajudar no combate ao coronavírus e no desenvolvimento da Cidade
 
A Prefeitura de São Vicente recebeu nesta quinta-feira (4), pela primeira vez, a visita oficial do Cônsul de Israel Alon Lavi. Acompanhado do presidente da Federação Israelita de São Paulo (Fisesp), Luiz Kignel, o cônsul foi recepcionado pelo Prefeito Kayo Amado, no Paço Municipal.

Alon Lavi ouviu atentamente o prefeito explanar sobre as características da Cidade, que tem no comércio popular sua principal atividade econômica. Kayo Amado explicou que está iniciando uma nova gestão administrativa com os olhos voltados para o desenvolvimento, a inovação e a recuperação do orgulho de ser vicentino.

O prefeito também contou a trajetória do avô Salomão, judeu polonês que, fugido da Segunda Guerra Mundial, fincou raízes em São Vicente. Aqui ele trabalhou no comércio e constituiu família, abraçando as oportunidades que a Cidade ofereceu. Amado quer que São Vicente volte a ser uma cidade de oportunidades e informou que está convocando a população a colaborar nessa reconstrução, começando pelo mutirão da educação, que visa a recuperar as escolas e deixá-las em condições de receber as crianças na volta às aulas.

Doação de EPIs - O cônsul de Israel também quis saber as medidas adotadas pelo Município no combate ao coronavírus e anunciou a doação de máscaras, face shields e demais insumos de proteção individual para garantir segurança de professores e alunos da rede municipal quando retornarem às aulas presenciais.

O prefeito Kayo Amado defendeu a realização de um grande pacto da Nação no combate à Covid-19 envolvendo todas as esferas governamentais e todas as áreas da sociedade em ações conjuntas para o enfrentamento da pandemia. “Vamos vencer a Covid-19 não só com a vacina, mas também com a conscientização de que todo mundo tem uma grande responsabilidade nesta batalha.”

Cooperação - Apaixonado pela história do Brasil, Alon Lavi  demonstrou grande entusiasmo quando o prefeito destacou o potencial de turismo histórico de São Vicente, como a  primeira vila do país e o berço da democracia brasileira.

Amado quer criar as condições para incrementar o roteiro histórico como complemento aos demais atrativos do Município, fomentando assim o desenvolvimento de uma cadeia produtiva ligada ao turismo. “Vamos organizar a Cidade, torná-la mais eficiente e segura no atendimento ao cidadão e também ao turista que busca as belezas dessa terra e a riqueza histórica que ela oferece”, explicou Kayo Amado.

Cônsul Alon Lavi sugeriu, ainda, que a rede pública municipal inclua uma aula sobre o holocausto no conteúdo programático da disciplina de História, e ofereceu capacitação de professores e material pedagógico sobre o tema. “A história não pode ser apagada”.

Além de estreitar os laços com São Vicente, o cônsul de Israel ofereceu também um intercâmbio de experiências, sobretudo nas áreas de saneamento, gestão de resíduos, tecnologia e capacitação profissional, inspirado no conceito de cidades inteligentes. “São Vicente tem um grande potencial, é parte fundamental da história do Brasil e nós vamos trabalhar juntos. O Estado de Israel está à disposição para cooperar com São Vicente onde for possível”, pontuou Alon Lavi.

Também fizeram parte da comitiva oficial Ricardo Berkiensztat e Jairo Roizen, respectivamente o presidente executivo e o assessor de comunicação da Federação Israelita do Estado de São Paulo, além dos representantes da comunidade judaica Sérgio Fang, Milton Nachtajler e Bernardo Klerer.

Por: Mara Prado

Álbum de Fotos