São Vicente inicia imunização de idosos acima de 85 anos

Idosos estão esperançosos e confiantes em dias melhores; Cidade espera vacinar 2.237 pessoas dessa faixa etária

Peterson Gobetti - SEICOM - PMSV

Compartilhe!

Curtir
Idosos estão esperançosos e confiantes em dias melhores; Cidade espera vacinar 2.237 pessoas dessa faixa etária

São Vicente deu o pontapé inicial para imunização dos idosos com mais de 85 anos nesta sexta-feira (12). As vacinas estão sendo aplicadas nas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), sempre das 9h às 15h30.

A cidade ainda conta com dois postos exclusivos para os idosos: no Fundo Social de Solidariedade (FSS), na Rua Benedito Calixto, 205, no Centro (Área Insular), e na Subprefeitura, localizada na Avenida Ulisses Guimarães, 211, no Jardim Rio Branco (Área Continental).
No FSS a procura foi grande. Os idosos aguardavam sentados nas cadeiras, com distanciamento recomendado e todos de máscara. O aposentado Manoel Pereira do Vale estava bastante emocionado logo após receber o imunizante.

“Graças a Deus deu tudo certo! Estou muito aliviado de tomar a vacina e, se Deus quiser, vou tomar a segunda dose” comemorou seu Manoel, não contendo as lágrimas.
Dona Benedita do Vale, aposentada de 79 anos e esposa de seu Manoel há 63, foi acompanhá-lo e estava ansiosa. “Meu marido foi vacinado e não vejo a hora de chegar a minha vez, para poder me soltar um pouco. Não aguento mais ficar presa. Quero ver meus filhos. Estou contando os dias já”.

Em seguida, foi a vez da dona Maria de Souza, aposentada de 88 anos, que se diz aliviada com a chegada da vacina. Ela disse que, desde o começo da quarentena, não sai de casa, pois está com medo. “A vacina dá mais tranquilidade, mais animação pra gente”.

Mesmo alegre, dona Maria de Souza usou a sabedoria para dar um recado sério: "A vacina chegou, mas não devemos ficar saindo para qualquer lugar. Temos que continuar higienizando as mãos e usando máscara o tempo todo”, ressaltou.

A cidade também está contando com a vacinação no sistema drive-thru, no FSS e na Subprefeitura, a fim de agilizar o processo de imunização contra a Covid-19 dos idosos. O horário de funcionamento do drive-thru é das 9h às 15h30. No local, há agentes da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) orientando o tráfego.

Vacinação – Em São Vicente, desde o início da vacinação, em 20 de janeiro, até a última quinta-feira (11), 5.863 pessoas foram imunizadas contra a Covid-19. Deste número, 667 idosos com mais de 90 anos, 370 idosos de instituições e 4.331 profissionais da saúde e 38 indígenas receberam a dose das vacinas CoronaVac e Oxford.
Idosos com mais de 90 anos e trabalhadores da saúde que ainda não foram vacinados, devem procurar um dos postos para receber a imunização.

Documentos – É importante que, durante o atendimento, os idosos apresentem RG, CPF e comprovante de residência.
Já os trabalhadores da saúde têm que estar ativos e comprovar que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde. Será necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência, carteira do Conselho e documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde (holerite, contrato ou carteira de trabalho). Para autônomos, apresentar alvará do estabelecimento.

Por: Nícolas Pedrosa - SEICOM

Álbum de Fotos