Prefeitura inicia trabalho de remoção de resíduo na Avenida Penedo, no Catiapoã

Ação visa reduzir a quantidade de detritos no local, que atualmente são dez mil toneladas

Compartilhe!

Curtir
Ação visa reduzir a quantidade de detritos no local, atualmente são dez mil toneladas
 
Com objetivo de remover os resíduos retirados dos canais de São Vicente e que estão acumulados em uma área destinada para esse fim, localizada na Avenida Penedo, no Catiapoã, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), iniciou o serviço de remoção dos detritos e regularização da área, que é destinada para esse tipo de transbordo.  
De acordo com a secretária do Meio Ambiente e Defesa Animal, Marcia Jovito, “está sendo feito um gerenciamento operacional e ambiental naquele  espaço e devemos remover mil toneladas de resíduos já neste início de operação.”
A secretária ressalta que a quantidade de resíduos está em torno de 10 mil toneladas que foram se acumulando desde a gestão passada e o trabalho de remoção implica também em evitar que os detritos voltem aos canais, causando assoreamento e enchentes. “Estamos coordenando as etapas de gerenciamento ambiental e regularização daquela área que se destina justamente a receber os detritos que depois passam por um período de secagem e triagem dos resíduos para posterior destinação adequada. 
A secretária afirma também que é importante reforçar que a população não deve descartar lixo nas vias públicas e/ou em local irregular, pois qualquer acúmulo de resíduo vai para os canais  e provoca enchentes.
 
Cata-treco - Para a Cidade se tornar mais limpa e organizada, os munícipes podem utilizar o serviço de Cata-treco e agendar, gratuitamente, a retirada de até 5 sacos de entulho ou 1 metro cúbico de material conhecido como Resíduo da Construção Civil (RCC), além de móveis e eletrodomésticos velhos. No caso de quantidades maiores, o munícipe deve contratar serviço particular de caçamba.
O descarte irregular é uma prática considerada crime conforme Lei Complementar 618/10.
De acordo com a demanda do momento, a retirada pode ocorrer em até cinco dias úteis. Agendamento para moradores da Área insular pode ser feito pelo telefone (13) 3461-2756 ou 3464-1018. Já, para quem mora na Área Continental, o agendamento é pelo (13) 3566-6546, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas.
 
Por Carmen Doria