São Vicente promove ações para comemorar a Semana do Meio Ambiente

Compartilhe!

Curtir
Programação inclui a inauguração de ecopontos e de Sala Verde

A Semana de Meio Ambiente existe para conscientizar as pessoas a preservar a natureza. E, para comemorá-la, São Vicente vai inaugurar os dois primeiros ecopontos do Município, que ajudarão no descarte correto do lixo. A programação também inclui ações de reflorestamento.

A inauguração dos dois primeiros ecopontos da Cidade está definida para o próximo final de semana. O primeiro será instalado no sábado (3), na Vila Voturuá (Rua Juiz de Fora, 48). A entrega terá início às 9 horas. No mesmo dia, será inaugurada a Sala Verde, um espaço ao ar livre que abrigará uma sala de educação ambiental, onde será desenvolvido o projeto “Biomas: coletânea de espécimes arbóreos de Mata Atlântica”.

No local será implantado ainda a primeira Clínica de Plantas, que posteriormente, serão utilizadas para paisagismo nas praças da cidade. Se algum morador quiser se desfazer de uma planta ornamental que não está com um bom aspecto, poderá levar até lá e também aos ecopontos. Os vegetais serão encaminhados à clínica, para a devida recuperação.

Área Continental – Já no domingo (4), será a vez da Área Continental receber o seu primeiro ecoponto. O espaço ficará na Avenida Ulisses Guimarães, 211, no Jardim Rio Branco, e a entrega está prevista para as 9 horas.

Os ecopontos são locais de entrega voluntária de resíduos volumosos de entulho (até um metro cúbico por morador), de grandes objetos (móveis e cadeiras, de resíduos recicláveis, pilhas, baterias, eletroeletrônicos), resíduos de pequenas podas e limpeza de áreas verdes e pneus em pequena quantidade.

Agentes ambientais – Os profissionais do Meio Ambiente estão incluídos nessa programação também. Para eles no dia 5 de junho, às 17h na Casa do Barão (Rua Frei Gaspar, n° 280 – Centro), haverá a Apresentação Pública do Manual Técnico de Arborização para o Município de São Vicente.

O manual abrirá uma discussão para reformular ou revogar a Lei 2475-A de 29 de setembro de 2010 que oficializa a arborização na cidade e que foi instituída anteriormente à aprovação do novo código florestal e outros instrumentos legais, portanto, precisará ser modernizada. Após a apresentação pública, o Manual ficará disponível no site da Prefeitura em versão digital.

“A importância dessas atividades é despertar na população o cuidado com a natureza. Por isso, a Semana do Meio Ambiente passa a ser um marco no calendário anual, pois trabalhará na conscientização dos diferentes tipos de ecossistemas”, comenta o secretário da pasta, Vitor Vitório.