Abraço coletivo marca Dia Internacional da Paz em escolas e creches municipais

Iniciativa do Núcleo de Cultura de Paz da Seduc realizada nesta quinta-feira (21) também contou com atos de confraternização e apresentação para os pais

1 curtiu

Comemorado nesta quinta-feira (21), o Dia Internacional da Paz foi celebrado em diversas escolas da rede municipal de São Vicente. A iniciativa do Núcleo de Cultura de Paz e Não-Violência, da Secretaria da Educação (Seduc), propôs um abraço coletivo envolvendo alunos e os profissionais que atuam nas escolas e creches.

A ideia foi a de dedicar 15 minutos a uma atividade referente à data, visando unir todos os colaboradores e membros da comunidade escolar em um momento acolhedor, além de inspirar os envolvidos na Educação a combater a intolerância, a violência e o desrespeito.

Com muita criatividade, os alunos participaram de ações com música, brincadeiras, dança, desenhos, entre outros, finalizando a dinâmica sempre com um abraço.

Na Unidade Educacional Laura Filgueiras (Vila Margarida), alunos formaram um grande círculo na área externa e, empunhando balões de gás e lenços brancos, cantaram a música “A Paz”, da banda Roupa Nova.

Na UE Província de Okinawa (Vila Margarida), além das bexigas brancas a criançada confeccionou bandeirinhas com a palavra “paz” em destaque. As bolas de gás também prevaleceram na UE Nossa Senhora da Esperança (Quarentenário) durante o ato de confraternização. Já na UE Renan Alves Leite (Jardim Paraíso), os estudantes uniram-se na quadra poliesportiva para um grande abraço coletivo.

Ainda como forma de incentivo à participação de todos, os colaboradores da Seduc também se reuniram no refeitório da Secretaria, às 10h, com um mega-abraço e vestindo roupas brancas como símbolo de apoio à data especial e significativa.

A publicação de fotos e vídeos foi feita pelo Instagram, na conta @seducsv, ajudando  na ampla divulgação da causa na Rede de Ensino.

A Lei 4.326 estabelece a ‘Semana Municipal da Cultura de Paz, Justiça Restaurativa e Comunicação Não-Violenta nas Escolas do Município’, a ser celebrada durante a semana de 21 de setembro.

Texto - Renato Pirauá

Fotos - cedidas pelas unidade educacionais

Álbum de Fotos