Agentes da GCM passam por estágio de motopatrulhamento

Ação visa fortalecer a segurança pública, oferecendo um serviço mais ágil e eficaz

3 curtiram
Para garantir um serviço cada vez mais ágil e eficaz à população, 16 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente receberam mais uma capacitação, realizada nesta quarta-feira (30), no Centro de Convenções.

Desta vez, os treinamentos abordaram a pilotagem das motocicletas que pertencem à equipe da Ronda Ostensiva Tática de Apoio com Motocicleta (Rotam).
A carga horária foi de 12h, seis delas teóricas e a outra metade prática.

O estágio de motopatrulhamento foi ministrado por profissionais da segurança pública, convidados pela equipe da Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos). Os agentes treinaram aplicação das técnicas de frenagem, desvio de obstáculos, circuitos, mudança instantânea de direção e abordagem.

O secretário de Defesa e Ordem Social, Silvio Damaceno, explica que o treinamento qualifica o atendimento das ocorrências, gerando, consequentemente, mais segurança aos munícipes. “As capacitações fortalecem o patrulhamento, buscamos, sempre que possível, aprimorar o trabalho dos nossos profissionais, muitos deles passaram a integrar a corporação recentemente. Integrações como essa são fundamentais, e garantem um serviço mais eficiente”.

Inovação - A Administração Municipal denominou 2022 como ‘o ano da segurança pública’. Aos poucos, os vicentinos podem notar a mudança.
A semana foi recheada de novidades para a área e nesta terça-feira (30), o prefeito Kayo Amado anunciou o início da instalação de 30 equipamentos com câmeras de última geração com visão 360º, que aumentarão o monitoramento da Cidade.

Além disso, outras duas capacitações foram realizadas em 2022. A formação para tripulação de embarcações, que já na primeira semana, apreendeu uma pesca irregular com uma rede de 500 metros na Praia de Itaquitanduva e também a capacitação, na qual os agentes da GCM aprenderam a manusear armas de choque.

As iniciativas fazem parte do programa "São Vicente Mais Segura”, que já trouxe 17 novos integrantes para a guarda, seis novas viaturas, além de capacitações para toda a corporação.

“Temos um potencial turístico incrível, mas o crime e a insegurança é um problema crônico e de anos, por isso estamos investindo em inteligência e modernidade com câmeras e uma GCM atuante, para desenvolver o Município, trazer mais turismo, fazer as pessoas saírem com tranquilidade, trazendo mais recursos, geração de emprego e renda. São Vicente na frente sim, vamos trabalhar para ser a Cidade mais segura na Baixada Santista”, ressaltou o prefeito.

Por Guilherme Sibilio
Fotos Cynthia Rocha