Com apresentação de peça teatral, Projeto Ecoviver encerra mais uma edição de sucesso em São Vicente

Montagem 'A menina que queria ser grande' foi encenada para centenas de alunos nesta terça-feira (24)

2 curtiram

A edição 2023 do Projeto Ecoviver em São Vicente foi encerrada em grande estilo  nesta terça-feira (23), com  a peça ‘A menina que queria ser grande’, da Cia. D’Artes, encenada para centenas de alunos da rede municipal, em duas sessões no auditório do Sest/Senat (Náutica 3). “No decorrer do ano, falamos sobre comunicação não violenta, sustentabilidade e segurança viária, neste projeto de sucesso promovido em seis estados brasileiros”, afirmou Patrícia Queiroz,  há 13 anos à frente do projeto.

Os estudantes de nove unidades educacionais acompanharam a história de Nina, uma menina de 12 anos que quer ser grande, por não se conformar com algumas decisões dos adultos, consideradas erradas por ela. Entre os medos da protagonista estão os trovões e a lembrança de um acidente de carro, quando ela e os pais foram salvos graças ao uso do cinto de segurança.
Num espetáculo mesclando atuação, música e arte circense, Nina interage com os amigos Pierrô e Palhacito, trazendo mensagens como respeito no trânsito, empatia e a importância de reconhecer os próprios erros.

Aluno do 5º ano da Amei Rei Pelé (Samaritá), Kaique de Oliveira Santana, 11 anos, aprovou a apresentação. “O que eu mais gostei foi quando eles se equilibraram na bola”, apontou. Já Luiza Rafaela Pereira de Moraes, do 5º ano da UE Mário Covas Jr (Parque das Bandeiras), revelou o seu sonho. ”Amei a peça e os atores. Quero muito ser atriz e a peça foi uma grande inspiração”. Breno Alisson Almeida, 8 anos, do 2º ano da UE Luiz Pinho (Humaitá), também quer ser artista e destacou que a história “foi muito divertida e todos os atores estão de parabéns”.

A professora Ester Viana da Silva, da UE Saulo Tarso Marque de Mello (Parque Continental), conta que seus alunos do 1º ano focaram no tema Comunicação Não Violenta, enquanto na escola Luiz Pinho (Humaitá) a docente Bruna Martins e demais colegas de profissão finalizaram o projeto gravando uma paródia da música Superfantástico, do Balão Mágico, com letra modificada para os assuntos propostos pelo Ecoviver.

“A apresentação teatral é sempre uma felicidade na vida dessas crianças. Vê-las vibrar, aplaudir e sobretudo sonhar é uma alegria imensa nessa grande celebração”, afirmou a responsável pelo Núcleo de Projetos e Parcerias, Vandilma Galindo.
Supervisora de Sustentabilidade da Ecovias, Edelir Almeida Santos agradeceu aos professores e alunos por abraçarem a proposta no decorrer do ano.  “Acreditamos que cuidar das pessoas envolve educação. Quando juntamos educação com cultura, o resultado é fantástico”.

Ao término da apresentação, os atores Maria Eduarda, Silvana e Rodrigo conversaram com os alunos, respondendo perguntas, tirando fotos e distribuindo autógrafos.

Ecoviver - A performance teatral marcou o encerramento do Projeto Ecoviver em 2023 na Cidade, com diversas ações promovidas em parceria com o Núcleo de Projetos e Parcerias, ligado à Diretoria Pedagógica da Seduc.

Os trabalhos foram realizados em escolas municipais, Renan Alves Leite, Carolina Dantas, Jonas Rodrigues, Lúcio  Martins  Rodrigues, Sebastião  Ribeiro da Silva, Luiz Pinho, Jorge Bierrenbach Senra, Pastor Joaquim Rodrigues, Mário  Covas Jr,  Saulo de Tarso e AMEI Rei Pelé.

Texto - Renato Pirauá
Fotos -  Davi Lopes