Com processo eletrônico, Prefeitura 'preserva' 100 árvores e desburocratiza serviços

Sistema implementado pela Administração Municipal chega à marca de 500 mil arquivos digitais

Compartilhe!

Curtir
O processo eletrônico é essencial para contribuir em prol da sustentabilidade, economia de gastos e desburocratização. Por esse motivo, a Prefeitura de São Vicente, desde 2022, adere à plataforma e, nesta semana, atingiu a marca de 500 mil documentos digitais produzidos pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI), o que representa a 'preservação' de 100 árvores, visto que cada uma comporta a produção de até 10 mil folhas e, convertendo para a ocasião de um documento contendo em média duas folhas, já são 1 milhão de papéis economizados. Também houve redução de gastos de aproximadamente R$500 mil. 
 
Além disso, já foram emitidos mais de 70 mil processos digitais, cuja função é facilitar a vida do cidadão, disponibilizando, por meio da plataforma, o acompanhamento da tramitação com acesso rápido e fácil. 
 
A adesão ao processo eletrônico foi instituída em setembro de 2022, à época, pela plataforma 'São Paulo Sem Papel', com apoio do Estado, por meio da Prodesp. A medida foi prevista no plano de Governo do Prefeito Kayo Amado
Diante disso, foi iniciado um processo para a digitalização completa sem o tradicional uso da folha, carimbo e caneta.
 
A utilização do SEI foi implementada ainda neste ano, em substituição ao antigo sistema, com base em uma parceria  com o Governo do Estado. A Prefeitura deu início à migração com auxílio da Prodesp, buscando unificar as plataformas de processo eletrônico em todo o Brasil, por meio da utilização do SEI.
 
“A Prodesp nos auxiliou muito nesse processo de migração para o processo eletrônico. Foi a partir da expertise da empresa pública na implementação desse projeto em todo o Governo estadual, e, claro, da competência de diversas equipes envolvidas aqui no município, é que conseguimos, com sucesso, dar o pontapé fundamental nessa experiência na Prefeitura”, destacou o secretário de Gestão, Yuri Batista. 
 
Desde o início da implementação do SEI,  o processo avançou consideravelmente, quadruplicando, ao longo desses quatro anos, os tipos de processos 100% digitais, chegando a mais de 90. O recurso diminuiu de forma relevante a emissão de respostas para os munícipes. Como referência, o tempo médio para obtenção de uma licença sanitária ou para obtenção de certidões caiu em um terço, dos anteriores 30 dias para apenas 10.
 
Futuro - Já com olhar para o futuro, a expectativa é que o projeto integre toda a comunicação entre Município, Estado e Governo Federal em uma só plataforma. 
 
A proposta é seguir avançando cada vez mais com projetos sustentáveis e econômicos.  
 
“Apesar do cronograma de implementação prever a conclusão do projeto somente em 2026, estimamos somar 100% (cem por cento) de processos sendo autuados e tramitados exclusivamente, pela via eletrônica, até metade de 2025”, projeta o subsecretário de Desenvolvimento Institucional, Iago Ervanovite.

Álbum de Fotos