Creche Eduardo Furkini está de 'cara nova' após mutirão de ações

Nesta sexta-feira (24), unidade teve paredes pintadas, recebeu grafitagem, passou por serviços de manutenção, ganhou horta e foi presenteada com uma gelateca. Ação é uma resposta a furtos praticados no local

5 curtiram
Situada no bairro Gleba II, Área Continental de São Vicente, a creche Eduardo Furkini teve um dia ‘colorido’ nesta sexta-feira (24), com uma série de ações promovidas desde as primeiras horas da manhã.

Os trabalhos envolveram dezenas de pessoas ligadas às secretarias de Educação (Seduc), de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec) e de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Semam), do Departamento de Manutenção Escolar (Demaes) e do Lions Clube.

A programação incluiu pintura das paredes; serviços de manutenção, com substituição de vidros quebrados nas janelas; troca de torneiras e fechaduras; implementação de horta, e entrega de uma gelateca.

Também foram promovidas ações voltadas à Cultura de Paz, criação de uma cápsula do tempo, escultura de balões e guloseimas à vontade, com  algodão, pipoca e cachorro-quente.

A ação é uma resposta a alguns furtos praticados na unidade esta semana, todos no período da madrugada. "Hoje a comunidade abraçou a creche neste evento maravilhoso, com criatividade, brincadeira e muito trabalho, deixando tudo bonito e bem cuidado para as nossas crianças", avaliou o prefeito Kayo Amado, que também colocou a mão na massa no período da manhã.

Os serviços de zeladoria na unidade servem como uma demonstração de que a união faz a força. "A comunidade está se envolvendo para não deixar mais que atos assim aconteçam. É preciso entender que se tem dez para destruir, temos 50 para reconstruir. O bem sempre vence, porque as crianças merecem o melhor", destacou a vice-prefeita Sandra Conti.

"Tudo o que está sendo feito aqui é para que os responsáveis pelos nossos alunos percebam que eles são donos disso tudo e precisamos do envolvimento de todos para preservar o ambiente", afirmou a secretária de educação, Nívea Marsili.

O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Professor Thiago Alexandre, também marcou presença. Confira demais realizações durante o dia:

Impressão digital - Integrando a ação de Cultura de Paz, sob a orientação da professora Regina Travassos, a unidade ganhou um mural destacando que “onde você passa, deixa a sua marca”. Assim, a parede foi estampada com dezenas de mãos em múltiplas cores, que servem como registro da participação coletiva em prol deste ato de doação e solidariedade.

Cápsula do tempo - Todos os envolvidos na ação puderam deixar uma mensagem sobre como desejam ver a creche e os alunos em um futuro próximo. A abertura desta cápsula do tempo será feita em 2024.

Horta - A criançada botou a mão na terra e criou uma horta na creche, plantando pés de alface, alecrim, rúcula entre outros vegetais. “A Eduardo Furkini é uma das cinco unidades piloto para desenvolvermos o projeto. As crianças amaram plantar e mexer na terra”, detalhou a assessora ambiental da Seduc, Eliana Isidoro, que coordena a ação “Escola Verde”.

Gelateca - A creche situada na Gleba II é mais uma unidade da rede municipal a ser contemplada com a Gelateca Leão Sabido, idealizada pela professora Regina Morais e viabilizada pela parceria com o Lions Clube de São Vicente. Trata-se de uma geladeira sem uso transformada em biblioteca, com dezenas de livros e acesso livre para as crianças. Além de estimular a leitura, a proposta contribui para o meio ambiente, com o reaproveitamento de uma estrutura que seria descartada como sucata.

Grafitagem - O espaço foi contemplado com a arte do grafite, pelas mãos do artista Ricco.

Outras ações - As crianças também puderam se divertir com as esculturas em balões e pintura artística facial. A unidade também ganhou nova placa de identificação, computador, roda sensorial (que estimula os cinco sentidos) e dinâmica com paraquedas lúdico.

Por Laura Lamouche e Renato Pirauá

Álbum de Fotos