Desenvolvimento de São Vicente para os 500 anos é foco dos governos Estadual e Federal

Em evento promovido pelo Grupo Tribuna nesta segunda (23), autoridades mencionaram projetos ligados ao setor portuário, turismo e mobilidade

2 curtiram
A atual gestão da Prefeitura de São Vicente tem prezado pelo diálogo com os governos Federal e Estadual, buscando a viabilização de recursos e melhorias para o Município. Essa estratégia tem surtido efeito e contado com aprovação de parlamentares e executivos. Nesta segunda-feira (23), autoridades políticas presentes no ‘Summit São Vicente’ - evento promovido pelo grupo Tribuna no prédio do veículo de comunicação, reiteraram o apoio à Primeira do Brasil, vislumbrando um novo rumo para o 500º aniversário da Cidade, indo de acordo com o Plano São Vicente dos 500 Anos, que almeja, por meio de parcerias entre poder público e iniciativa privada, alçar o Município a um novo patamar de desenvolvimento a longo prazo.

Dentre os assuntos abordados, as autoridades traçaram como meta o investimento na Área Continental como potencial de fomento à economia e à geração de emprego. Em seu discurso, o ministro das Micro e Pequenas Empresas, Márcio França, ressaltou a proposta da construção de um porto offshore (localizado extra margem) na região. “A logística ligada ao setor do petróleo será a que mais vai permitir a expansão à Área Continental. Primeiro porque o VLT vai para lá, facilitando a mobilidade. Além disso, é o único local físico no litoral de São Paulo que comporta um porto offshore".

O projeto está em estudo para que, na sequência, seja enviado ao empresariado, que seria responsável pela instalação e gestão do porto. “Na posição geográfica em que São Vicente está situada, não faltarão interessados", afirma França.

A deputada federal Rosana Valle também destaca como foco em seu mandato o desenvolvimento da Área Continental. A parlamentar mencionou como prioridade, neste momento, a extensão do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que está em fase de documentação para o posterior início das obras de recuperação do trecho ferroviário da Ponte dos Barreiros. "Os nove municípios da Baixada Santista precisam se unir para encontrar soluções metropolitanas. A extensão do VLT trará benefícios e é mais um passo em prol do desenvolvimento econômico da região”.

O deputado estadual Caio França destacou a entrada de São Vicente na poligonal do porto e detalhou o estágio atual no qual o processo se encontra. “Recebemos um documento da autoridade portuária, concluindo que é viável a extensão da poligonal. Agora vamos tramitar com o Ministério de Portos e Aeroportos para viabilizar isso".

A deputada estadual Solange Freitas ressaltou a importância do estreitamento entre as forças políticas como ponto positivo na busca pelo crescimento da Cidade. Ela também salientou que as idas ao Governo do Estado têm sido produtivas. “O governador Tarcísio tem priorizado o apoio a São Vicente. Recentemente, inclusive, ele garantiu recurso de R$10 milhões para a saúde do Município”.

Também presente na conferência, o deputado estadual Paulo Corrêa Jr enalteceu as estratégias da Administração Municipal buscando fortalecer o turismo vicentino. Segundo ele, em seu cargo de presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, os investimentos em São Vicente têm sido traçados como prioridade. “Tenho trabalhado em conjunto com o secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena, para que São Vicente seja o primeiro distrito turístico náutico do País. Isso atrairá investimentos da rede de hotelaria, de restaurantes, entre outros”, disse o parlamentar, que concluiu sua fala salientando o potencial econômico gerado pelo turismo. “É o setor responsável por quase 10% do PIB do Estado. É o nosso novo petróleo".

Para o deputado estadual Tenente Coimbra, a Primeira Cidade do Brasil está em uma nova fase, envolvendo planejamento e estratégia. “Finalmente temos uma gestão que pensa a longo prazo. Nas conversas com o prefeito, sempre percebi sua vontade em promover o desenvolvimento para os 500 anos. Se isso tivesse sido feito anteriormente, teríamos mais arrecadação e menos desigualdade, pois São Vicente foi preterida por muitos anos. Mas isso está mudando".

Summit São Vicente - O evento promovido pelo Grupo Tribuna em parceria com a Prefeitura de São Vicente teve como finalidade discutir medidas de potencialização de áreas diretamente ligadas à economia, como turismo, comércio e os setores náutico e portuário.

A iniciativa também proporcionou estreitamento entre poder público e iniciativa privada. “Não existe cidade que pare em pé sem olhar horizonte. Aqui é onde tudo começou. A Primeira do Brasil. Temos a referência dos 500 anos da Cidade, que será em 2032. O trabalhar no presente, mas, também, planejar o futuro, atuando de maneira articulada para comemorar os 500 anos de São Vicente não só com fogos, mas com geração de emprego, melhorias na educação e na saúde, fazendo com que essa cidade se torne o que ela merece ser: protagonista", ressaltou o prefeito Kayo Amado.

Álbum de Fotos