Dia do Ouvidor Público é comemorado nesta quarta-feira (16)

Em 2021, órgão de São Vicente registrou 2.630 atendimentos à população

4 curtiram
Nesta quarta-feira (16) é comemorado o Dia do Ouvidor Público.A data foi instituído pela Lei nº 16.232, de 14 de maio de 2012. Mas afinal, o que faz um ouvidor?Na prática, a ouvidoria é um órgão que acolhe as demandas dos cidadãos, estreitando a relação entre a população e o setor público. O objetivo desse canal é possibilitar ao cidadão apresentar sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias sobre a prestação de serviços públicos, além de zelar pela garantia da qualidade dos serviços prestados.

Em São Vicente, a responsável pela Ouvidoria da Cidade, Adriana Pinheiro,explica a relação com a população. “No dia a dia, o trabalho é mais do que tentar ajudar as pessoas a resolveremseus problemas ou ouvir suas reclamações e elogios. É preciso agir com empatia e com tato. Esse é o principal trabalho da Ouvidoria”.

Adriana ressalta que a maioria das pessoas que comparecemno setor, sãoidosos. “E é com eles que precisamos ter mais empatia e atenção, pois a grande maioria não sabe lidar com a internet e protocolar sua manifestação através do site”.

Serviço– O atendimento presencial pode ser feito de segunda a sexta-feira das 9h às 17h (Rua Frei Gaspar, 384 – Centro / sala 07 – Térreo).

E-mail: ouvidoriamunicipaldesaovicente@gmail.com

Telefone: 162 / (13) 3579 – 1325 / (13) 3579 – 1326

Há também a opção pelo site do Fala BR: https://falabr.cgu.gov.br/publico/SP/SAOVICENTE/Manifestacao/RegistrarManifestacao

Por Marian Cursino