Dia Internacional dos Povos Indígenas

Ações da Prefeitura e Aldeia Paranapuã mantém costumes e valores nativos em São Vicente; data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas, em 1994

Compartilhe!

3 curtiram
Nesta terça-feira (9) é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data oficializada em 1994 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para homenagear e reconhecer as tradições dos povos originários. 
 
Localizada no Parque Estadual Xixová-Japuí, a aldeia Paranapuã é responsável por manter os costumes presentes na primeira cidade do Brasil. E, desde 2021, a Prefeitura de São Vicente é responsável por gerar ações colaborativas junto aos indígenas, preservando a história dos povos nativos e agregando valores para os demais vicentinos.  
 
O projeto “Turismo Pedagógico” é uma das ações que representam essa parceria. A iniciativa da Secretaria de Turismo (Setur) é responsável por educar os alunos do Município sobre fatos históricos em pontos históricos da Cidade, o que permitiu que os estudantes conhecessem de perto a cultura e a biodiversidade da reserva ecológica. 
 
Os indígenas também receberam palestras de conscientização da Administração: através da secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal (Semam), com ensinamentos sobre reciclagem e educação ambiental, e através do Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV) com o “Entre Elas”, projeto que visa combater a pobreza menstrual na Cidade.
 
A Aldeia Paranapuã marcou presença em diversos eventos da Cidade, com apresentação cultural na primeira edição do Festival da Primavera, realização da oficina de grafismo indígena para docentes na abertura da Semana do Meio Ambiente e a edição do Festival Indígena (FISV), com atividades diversas como esportes típicos e vendas de artesanato.
 
E, em julho deste ano, os indígenas conquistaram uma vitória em sua rotina profissional: Com apoio da Setur e da Secec, artesãos da Aldeia foram cadastrados legalmente através da Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (SUTACO), medida que abre mais oportunidades de comercialização e reconhecimento.
 
Com todas essas ações, São Vicente mantém que a história dos indígenas continue em construção, escrevendo novos capítulos para os primeiros habitantes do Brasil. 
 
 
Por Renan Valentim

Álbum de Fotos