Em comemoração ao Dia do Índio, São Vicente promove primeira edição do Festival Indígena (FISV)

Venda de artesanatos, rodas de conversa e oficinais culturais são algumas das atrações do evento realizado entre os dias 19 e 20 de abril

Compartilhe!

4 curtiram
Em comemoração ao Dia do Índio, a Confraria Jovem do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, em parceria com a Prefeitura de São Vicente, promove a primeira edição do Festival Indígena (FISV), ação com o intuito de promover e ressaltar a cultura do primeiro povo brasileiro no dia a dia da sociedade atual. 
 
O evento será realizado entre os dias 19 e 20 de abril, na Casa do Barão (Rua Frei Gaspar, 280, Centro), e contará com atividades diversas como rodas de conversa, esportes típicos, vendas de artesanato e oficinais culturais. O festival também vai receber os três núcleos indígenas da Aldeia do Paranapuã.
 
“O intuito da edição é derrubar o paradigma de que o feriado do Dia do Índio só serve para celebrar os acontecimentos passados da história do nosso país. Precisamos usar essa data para ressaltar a importância do povo indígena no momento atual, recebendo a mesma atenção e direitos como qualquer outro cidadão”, conta o diretor da Confraria Jovem, Elias Julio Ferreira.
 
Além das secretarias de Turismo (Setur), Educação (Seduc) e Cultura, Esportes e Cidadania (Secec), a celebração conta com apoio da Organização não governamental Alfa e Ômega, Coral Mborai Mirim, Coral Mensageiro, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, e voluntários. 
 
Confira a programação do evento: 
 
19/04 (terça-feira):
 
13h às 14h – Solenidade de abertura com apresentação do coral Mborai Mirim;
14h às 15h - Venda de artesanatos, e rodas de conversa (Objetivo da Funai, História dos índios brasileiros e costumes indígenas);
15h30 às 16h - Visita guiada ao acervo do Instituto Histórico e Geográfico 
16h30 às 17h - Venda de artesanatos, esportes típicos (Cabo de guerra), oficinas culturais.
 
20/04 (quarta-feira): 
 
09h às 10h – Abertura e explicação do cronograma 2
10h30 às 11h – Venda de artesanatos e pratos gastronômicos, visita guiada ao museu e oficinas culturais.
14h às 15h - Rodas de conversa com contação de histórias, indígena x cultura brasileira, realidade do índio brasileiro.
15h30 às 16h30 – Brincadeiras e esportes típicos (Arco e Flecha). 
17h30 – Encerramento com apresentação do coral Mensageiros 
 
Por Renan Valentim

Álbum de Fotos