Em noite de gala, 3° Inova São Vicente premia melhores projetos na administração municipal

Evento foi realizado nesta quarta (30), no Ilha Porchat Clube; iniciativa bateu recorde de inscrições na edição 2024

Compartilhe!

3 curtiram
O servidor é a peça chave para a garantia do funcionamento das políticas públicas na sociedade. Ciente disso, desde 2022 a Prefeitura promove o 'Inova São Vicente', programa cujo objetivo, como o próprio nome já diz, é incentivar e contemplar a elaboração de projetos inovadores na Administração Municipal e, consequentemente, em prol do cidadão. A premiação da terceira edição foi realizada na noite desta quarta-feira (30), no Ilha Porchat Clube (Itararé).
 
Neste ano, o programa mais uma vez bateu recorde de projetos inscritos. Em 2022, foram 32, com 49 servidores participantes; no ano passado, 92, com 149 concorrentes; e nesta edição, 118 projetos, com 190 servidores. 
 
"O Inova surgiu de forma muito tímida. Queríamos entender o que os servidores estavam promovendo de inovação, pois sabíamos que tinha muita gente boa com ideias excelentes. De repente, no segundo ano, triplicamos as adesões. Agora, batemos recorde novamente. Isso mostra que o servidor está cada vez mais empenhado em projetar uma São Vicente melhor para o futuro" Ressalta a secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa.
 
Os tapetes esticados e os tambores rufando geraram aquele 'frio na barriga' em cada servidor. A competição foi dividida nas categorias 2 - propostas inovadoras não implementadas, ou seja, que ainda estão em elaboração ou execução; e 1 - iniciativas inovadoras implementadas, na ocasião, projetos já desenvolvidos e que estão em funcionamento no dia a dia do setor público. 
 
Os três vencedores de cada categoria foram:
 
Categoria 1 - Iniciativas inovadoras implementadas:
 
1° - Projeto Horta Urbana, secretarias de Meio Ambiente (Semam), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc) e Saúde (Sesau); servidoras: Tathiane Santos, Ivanete Ferreira e Yago de Oliveira Torres.
2° - Portal RH, secretarias de Gestão (Seges), Sutic e Executiva do Prefeito (SEP); servidoras: Rafaela Gois e Kelly Evangelista.
3° - Acolhe Mãe, Fundo Social de Solidariedade (FSS) e Sesau; servidores: Thaynã Amado, Alessandra Almeida e Natan Santos.
 
Categoria 2 - Iniciativas inovadoras não implementadas:
 
1° - TFD - Atendimento Acessível, Sesau; servidoras: Cristina Fajardo, Gisele Palucci e Joana Lopes.
2° - Implantação do sistema de inovação de São Vicente, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec); servidoras: Juliana Santana e Juliana Mattos. 
3° - Projeto Imuniza Mais São Vicente, Sesau; servidores: Guilherme Antunes, Ellen Cristina e Andressa Pereira da Silva.
 
Além de troféus, os vencedores foram contemplados com 'mimos' dos apoiadores do evento, como café da manhã gratuito, descontos estudantis, almoço com acompanhante e muito mais. 
 
Vale ressaltar que todas as propostas foram avaliadas por uma banca examinadora externa, composta por profissionais do segmento acadêmico e da gestão pública, como da USP (Universidade de São Paulo), Instituto Federal de Cubatão (IFSP Campus Cubatão), Prefeitura de São Paulo e da Prefeitura de Mogi das Cruzes, garantindo a isonomia e imparcialidade da avaliação. 
 
Empolgada com o alto número de inscrições, vice-prefeita Sandra Conti enalteceu o papel do servidor e parabenizou todos os participantes. "O governo Kayo Amado entende que essa cidade precisa ser construída a várias mãos. E o servidor é essencial para isso, pois está na linha de frente e, muitas vezes, enxerga coisas que a gente não vê. Orgulho de todos aqueles que reservaram um tempinho para elaborar projetos. Já fica meu convite para que, no próximo ano, possamos quebrar novamente esse recorde para implementarmos novas políticas públicas em prol do cidadão".
 
Coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Governança (Seplag), o Inova tem tornado-se referência no estado de São Paulo e em todo o Brasil, incentivando o desenvolvimento em conjunto de projetos para uma São Vicente melhor em seus 500 anos, que serão completados em 2032. O programa tornou-se política pública no Município, premiando o talento e criatividade dos servidores e colaborando para a oferta de melhores serviços ao cidadão. 
 
Neste ano, mais de 20 marcas associaram seus nomes à iniciativa, contribuindo para um evento de gala e o desenvolvimento de uma São Vicente melhor para o futuro. 
 
"A ideia é fomentar cada vez mais esse sentimento de inovação dentro das estruturas administrativas da Prefeitura e fazer com o que o servidor perceba cada vez mais seu espaço na construção de uma nova São Vicente para os seus 500 anos", finalizou a secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa.

Álbum de Fotos