Emoção marca formatura de alunos da EJA

Pela primeira vez, formandos tiveram colação de grau em São Vicente, em cerimônia realizada na noite de terça-feira (6)

Compartilhe!

2 curtiram
Uma cerimônia de gala marcou a formatura de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de oito escolas de São Vicente, em solenidade realizada na noite de terça-feira (6), no Espaço Multicultural (Gonzaguinha).
 
Realizada pela primeira vez em São Vicente, a colação foi organizada pela Diretoria Pedagógica da Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc) e envolveu formandos dos ciclos I e II da rede municipal.  
 
A emoção era evidente nos rostos dos estudantes, sob a perspectiva de continuar em 2023.
“Fiquei mais de 30 anos parado, porque precisava trabalhar. Depois casei, vieram os filhos e larguei os estudos. Agora vou seguir no ensino médio para buscar trabalhos melhores”, conta Nilson de Jesus Rodrigues, de 55 anos, que concluiu o ensino fundamental 2 na EMEF República de Portugal (BItaru).
 
Juntas na formatura, as alunas da EMEF Ercília Nogueira Cobra (Vila Margarida), Aparecida Cordeiro Rodrigues, 56 anos, e Maria Calixta Ramos, 52, conheceram-se na retomada dos estudos. “Nunca é tarde para recomeçar. Escola é ótimo, porque além de aprendermos novas coisas, também fazemos boas amizades”, afirmou Aparecida. “Deixei de ir para a escola, ainda criança, para ajudar em casa; mas nunca parei de ler. Gosto de livros e isso me ajudou, com muita luta, a fazer a matrícula”, concluiu Maria. 
 
Professora de Aparecida e Maria Calixta, a pedagoga Cristina Prado mostrou-se comovida e revelou ser um orgulho fazer dessa conquista. “Tem que ter muita força de vontade, e isso eles têm. É uma grande felicidade vê-los aqui, superando mais uma etapa”.
 
A formatura recebeu alunos das escolas de ciclo I,  EMEF União Cívica Feminina, EMEIEF Ercília Nogueira Cobra, EMEIEF Sebastião Ribeiro da Silva, EMEF Renan Alves Leite, EMEF Laura Filgueiras, EMEF Professora Raquel de Castro Ferreira, EMEF Mário Covas Júnior e EMEIEF Manoel Nascimento Júnior; e de ciclo II,  EMEF República de Portugal
 
Por - Renato Pirauá

Álbum de Fotos