Formatura de 765 alunos do Proerd na Área Continental de SV emociona e acende esperança de futuro melhor

Solenidade aconteceu nesta terça-feira (30), na casa Corsário, no Jardim Rio Branco

2 curtiram
“Estou até emocionado com a apresentação dos alunos do projeto especial. Quero dizer, também, que as pessoas mais importantes são nossos alunos, que são o futuro de nossa Cidade. A gente fica muito feliz de ver projetos como esses”, comentou o prefeito Kayo Amado, após assistir a apresentação de dança da turma do Projeto Profissionalizante Especial I, com o tema Footloose.

A turma de alunos abriu a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) de 765 alunos da Área Continental.

O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (30), na casa Corsário, no Jardim Rio Branco, e contou com a presença dos pais dos formandos, autoridades e demais convidados.

Para a vice-prefeita Sandra Conti, o PROERD é um dos mais importantes programas que a Polícia Militar tem em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). “Hoje a maior preocupação de um pai ou de uma mãe é que o seu filho se envolva com drogas e, muitas vezes, a gente não tem a didática suficiente para abordar esse assunto. Então, essa parceria é muito importante”.

Para a mãe do Jonathan Guerra de Lima, da EMEF Mario Covas Junior, Raquel Cristina Guerra de Lima, essa formação é essencial. “Por ser uma área carente, que fica muito exposta aos riscos de drogas e violência, é importante essa conscientização, além do contato com a Polícia Militar, o que desmistifica toda essa questão que, infelizmente, é apresentada para eles”.

Vania Souza Santos Feder, moradora do Samaritá e mãe da formanda Laura Kaylane Araujo Nascimento, afirmou que o projeto fortalece o que já é passado em casa. “Ele mantém as crianças longe das drogas, ajudando com aquilo que já ensinamos aos nossos filhos. Os professores e a Polícia Militar reforçam aquilo que é falado em casa”.

A autônoma, Stephanie da Silva Fernandes, mãe de Ícaro Yori Fernandes, que estuda na EMEF Francisco Martins dos Santos, incentivou o filho a participar do programa. “Para mim é muito importante, pois eu também me formei pelo PROERD. Tanto é que eu ensinei a canção do programa para ele e falei que é essencial, pois ensina a não se envolver com drogas”.

O policial militar, Cabo Arantes, explicou que o PROERD foi criado em 1983, nos EUA, e chegou ao Brasil em 1992. “O programa tem como objetivo ampliar a educação da criança e prevenir a ficar longe das drogas e violência. Trabalhamos com uma cartilha, utilizada em dez aulas, uma vez por semana, em uma hora na sala de aula, com uma maneira dinâmica e lúdica”.

Arantes conta que quase 70 mil alunos já receberam a formação em São Vicente desde a implantação do programa, em 1998. “Este ano foram 765 alunos na área Continental e 760 na área insular”.

Na área Continental, as unidades participantes do programa foram as EMEFs Luiz Pinho de Carvalho Filho (Humaitá), Mário Covas Júnior (Parque das Bandeiras), Francisco Martins dos Santos (Rio Branco) e Raul Rocha do Amaral (Jardim Irmã Dolores).

Por Carmen Doria

Álbum de Fotos