Galera do breaking dá show no primeiro dia dos Jogos Estudantis de São Vicente

Solenidade de abertura foi realizada na tarde desta terça-feira (22), no Ginásio João Ramos do Nascimento (Dondinho)

Compartilhe!

1 curtiu
 
O breaking invadiu a quadra do Ginásio Poliesportivo João Ramos do Nascimento (Dondinho) na tarde desta terça-feira (22), primeiro dia de competição dos Jogos Estudantis de São Vicente (Joesv/Joesvinho). A dança, que este ano virou modalidade olímpica, também estreou no maior evento esportivo escolar da Cidade, com quatro conjuntos na disputa de medalhas: Colégio Integração, AMEI Rei Pelé, UE Renan Alves Leite e UE Jacob Andrade Câmara. 
 
As performances foram avaliadas pelo corpo de jurados formado pelo membro da Federação de Breaking do Estado de São Paulo, Carlos Alberto “Black” Libânio Jr; a b-girl e professora de breaking, Lunor; e o rapper, professor e sociólogo, Brunão Ment’Sagaz. 
 
A exemplo da Olimpíada de Paris, os critérios de avaliação são criatividade, personalidade, técnica, variedade, performance e musicalidade.  A classificação final será divulgada no encerramento dos Jogos.

Abertura - A solenidade de abertura reuniu representantes de 27 escolas que participam do Joesvinho (com modalidades para crianças de até 10 anos) e outras 21 unidades inscritas no Joesv. Sob a regência do professor Willian Monteiro, a banda do Projeto Especial 1 executou a música-tema do filme Carruagens de Fogo  e o Tema da Vitória, eternizado pelas vitórias de pilotos brasileiros na Fórmula 1.
Com mais de 500 alunos competindo, a edição deste ano bateu recorde tanto em número de participantes quanto em modalidades, sendo 12 no Joesv e outras dez no Joesvinho. Só na primeira fase, estão programados 302 confrontos.
 
Secretária da Educação de São Vicente, Nivea Marsili agradeceu a presença da torcida já na abertura do evento e destacou que o esporte ensina a trabalhar em equipe, com respeito e cooperação e propôs um acordo com os atletas mirins. “Vamos combinar uma coisa? O que vocês aprenderam no esporte, vão levar para os adultos, ajudando a fazer uma São Vicente melhor. Que todos se respeitem e se divirtam”.
O supervisor da Juventude, David Riesco, salientou a visibilidade do Joesv. “Aproveitem essa competição, que revela tantos talentos, pois a oportunidade está com vocês”. Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Adilson da Farmácia desejou uma ótima competição. “Será mais um ano de muito sucesso do Joesv”. 
 
Já a vice-prefeita Sandra Conti lembrou que “a escola tem a importante missão de formar cidadãos de bem, ensinando que às vezes ganhamos, mas que perder também faz parte da vida”.
 
Antes de abrir oficialmente o Joesv/Joesvinho, o prefeito Kayo Amado acompanhou o juramento feito pela aluna Heloísa Moura Melhados e agradeceu pelo empenho de todos os envolvidos na organização do evento. “O mais importante é aproveitar bem esse momento especial e saber comemorar cada instante, para lá no futuro relembrar cada detalhe”. 
Os Jogos Estudantis de São Vicente seguem até 22 de novembro, com a festa de encerramento também no Ginásio Dondinho.
 

Texto - Renato Pirauá
Fotos - Tadeu Filho

Álbum de Fotos