Guarda Civil Municipal (GCM) recebe reforço de quatro novas viaturas

São Vicente passa a contar com dez veículos; ação dá sequência a série de melhorias voltadas à segurança pública

3 curtiram
Dando sequência ao programa ‘São Vicente mais Segura’, nesta terça-feira (26), a frota da Guarda Civil Municipal (GCM) foi reforçada com a chegada de quatro novas viaturas. Os veículos têm compartimento para transporte de armas longas e guarda-preso no porta-malas, com revestimento adequado para transportar as pessoas detidas. Além disso, possuem adaptações básicas para carros policiais: rádio, sirene e giroflex.

A entrega oficial foi realizada pelo prefeito Kayo Amado, no Centro de Convenções. “A GCM tem um papel fundamental no trabalho de recuperação da Cidade. Seguimos fortalecendo a Corporação, seja com veículos novos ou capacitações. Hoje foram mais quatro novas viaturas e, de passo em passo, vamos deixando a Primeira Cidade do Brasil mais segura”.

Os veículos foram locados com recursos próprios da Administração Municipal. Desde o início da atual gestão, dez viaturas foram adquiridas. As outras seis chegaram em setembro de 2021. A Prefeitura herdou uma frota com apenas quatro automóveis à disposição, muitos deles em estado precário, sem a devida manutenção.

Mudanças - Em janeiro, o prefeito Kayo Amado enfatizou que este seria o ano da segurança pública na Cidade. Desde então, diversas novidades chegaram para impactar a vida dos cidadãos. A chegada dos quatro veículos não foi a única ‘surpresa’ desta semana.
“Para a vistoria da orla de São Vicente, reativamos o pelotão ambiental junto a um patrulhamento marítimo. Intensificamos as fiscalizações da ‘Operação Centro Seguro', contando como estágio de qualificação dos agentes. Também revitalizamos o ônibus da base móvel’”, detalha as novidades o secretário de Defesa e Ordem Social (Sedos), Silvio Damaceno.

Além disso, a Sedos firmou convênio com a Polícia Federal, no qual os profissionais da GCM serão habilitados para portar, de forma institucional, armas de fogo. Para isso, serão executados treinamentos de manuseio e exame psicotécnico.

A Prefeitura também irá adquirir, em breve, rádios comunicadores que contribuirão com o trabalho dos guardas, agentes de trânsito e profissionais do Samu.

Em março, Kayo Amado anunciou 30 totens de segurança em pontos estratégicos que estão sendo instalados. Os equipamentos possuem câmeras de última geração com visão 360º, que serão integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO), botão de pânico que pode ser acionado para comunicação em tempo real com agentes da base da GCM, sinal sonoro de alerta de ocorrência, leitor de placas inteligente para controlar o acesso de carros clandestinos, evitando descarte irregular e abandono de pessoas em situação de rua.

Por Guilherme Sibilio

Álbum de Fotos