São Vicente vai receber, neste sábado (25), a partir das 12h, a 3ª edição da Regata Elas no Mar, na Baía de São Vicente, ao lado do Píer dos Apaixonados. A competição reunirá cerca de 45 velejadoras, entre 9 e 64 anos, em um encontro que alia esporte, integração e conscientização social.
Aberto para o público prestigiar, o evento é promovido pelo Projeto Navega SP, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sespor), e tem como objetivo estimular a participação feminina na vela e conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama.
O secretário de Esportes e Lazer, professor Wanderson Barra, reforça o valor da regata:
“Um evento como o Elas no Mar é algo muito bem-vindo em São Vicente, pois estimula duas ideias altamente positivas: a conscientização do perigo do câncer de mama, que as mulheres devem se cuidar, e, claro, a prática desportiva, ainda mais uma regata nesta orla espetacular. Parabéns aos organizadores, pessoal do Projeto Navega SP e ao prefeito Kayo Amado. Quero deixar frisado que a Sespor, junto ao prefeito, estamos sempre atentos a eventos que estimulem modalidades que usem a orla vicentina, que não é só uma orla comum, mas sim um privilégio que a natureza deu à primeira do Brasil”.
Mais do que uma competição, a regata será um momento de troca e integração entre as velejadoras da Baixada Santista. As modalidades são: Optimist, Open Bic, Dingue, Laser/ILCA, Snipe e Oceano (Bico de Proa), podendo haver tripulação mista, desde que as mulheres estejam no leme. O evento é aberto para todo o público assistir, e para admirar a força e as habilidades náuticas dessas mulheres.