O agente de trânsito de São Vicente, Paulo Farat, teve seu trabalho reconhecido, e conquistou, no dia 28 de novembro, a medalha 'Marcos Diniz', que homenageia personalidades contribuintes para a educação no trânsito, através de ações de conscientização, com foco em orientaçõe para motoristas, ciclistas e pedestres.
O profisisonal não conteve a emoção ao ser contemplado com a entrega da medalha. "Receber esse prêmio traz uma sensação enorme de gratidão e realização. Não vejo esse reconhecimento como algo individual, mas sim como o resultado de um esforço coletivo da equipe de educação para construir um trânsito mais seguro e humano em nossa cidade. Saber que nosso trabalho está impactando positivamente a vida das pessoas é um grande incentivo para continuar buscando novas formas de educar e transformar a realidade", afirmou.
Frequentemente, o agente tem promovido ações educativas em escolas e oficinas sobre segurança no trânsito. Outra iniciativa importante é a dos passeios ciclísticos, que têm como objetivo promover o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e seguro.
"Acredito que a educação no trânsito é essencial para transformar a convivência nas vias. Ao promover o respeito às regras e a empatia entre todos, estamos contribuindo para a redução de acidentes, preservando vidas e criando cidades mais sustentáveis. A educação no trânsito também incentiva hábitos mais conscientes, como o uso de transportes alternativos, que são benéficos para o meio ambiente", completa Farat.
Marcos Diniz - O prêmio leva o nome de Marcos Diniz, importante figura na área de segurança no trânsito e educação viária no Brasil. Ele era um defensor ativo da promoção de um tráfego mais seguro e humano, com foco especial na conscientização dos motoristas e pedestres e no incentivo à mudança de hábitos em relação à segurança nas vias. Seu trabalho visava reduzir o número de acidentes e promover a convivência harmônica entre todos os usuários das ruas e estradas.