Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado neste mês (16 de outubro), o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de São Vicente (COMSEA-SV), em parceria com as secretarias de Meio Ambiente (Semam), Educação (Seduc), Saúde (Sesau) e Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc), realizaram um evento com diversas atividades para todas as idades no Paço Municipal, na manhã desta quarta-feira (23).
A programação foi recheada de iniciativas em prol da conscientização alimentar, com atividades lúdicas para crianças e orientações nutritivas, além de demais ações, como aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação e distribuição de mudas de hortaliças. O evento também foi prestigiado por alunos dos cursos de Enfermagem, através de uma parceria com a Universidade São Judas e dispôs de degustação de comidas típicas de matrizes africanas, oferecidas pelo Instituto Ilê Asé Sangô Ayrá Esu 7.
“Espero que hoje as pessoas se conscientizem sobre a importância de uma alimentação mais saudável e valorizem o acesso a alimentos de qualidade. Acredito que muitos ainda não conhecem o trabalho do Comsea, e espero que se engajem mais” destacou Tathiane Da Silva, secretária do Conselho.
Todos os que passaram pelo Centro tiveram a oportunidade de participar e conhecer mais sobre a iniciativa. “Eu adorei! Quem passa pelo centro tem a chance de cuidar da saúde e ensinar seus filhos e netos sobre uma alimentação melhor”, comentou Dimas Martins, morador do Samarita.
Dia Mundial da Alimentação - Celebrada em 16 de outubro, a data traz à tona importantes discussões relativas à nutrição e à alimentação. Em São Vicente, o Comsea foi desenvolvido para elaborar políticas públicas e ações reflexivas acerca do assunto, buscando contemplar, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social.