Os olhares para São Vicente mudaram nos últimos anos. Isso pode ser notado através dos números. Mesmo sem a análise correspondente ao mês de dezembro - cujos dados serão disponibilizados apenas no final de janeiro -, em 2024 o Município já bateu recorde no saldo de empregos dos últimos cinco anos. A marca positiva é de 1.482, superando a marca de 2021, quando, na ocasião, o número foi 1.079. As informações são fornecidas pelo pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
“A expressiva marca é fruto de uma série de estratégias da Administração Municipal, que incentiva o empreendedorismo através de melhorias na legislação e desburocratização. Como exemplo, o tempo de espera para a abertura de uma empresa caiu de três dias e quatro horas para apenas 17 horas, ou seja, menos de um dia”, explica o Secretário de Comércio, Indústria e Negócios Portuários, Guilherme Guzzi. Além disso, a Prefeitura tem desenvolvido uma série de iniciativas que olham para o futuro visando aquecer o comércio, como a reestruturação do eixo centro-praia, por meio do programa ‘São Vicente de Cara Nova’.
Outros fatores cruciais para o crescimento das oportunidades no mercado são os trabalhos de captação de vagas e a oferta de capacitações profissionais gratuitas da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre). "A Setre vem quebrando recordes de capacitação. Só em 2024, atendeu mais de 2 mil pessoas com cursos gratuitos. Isso facilitou a busca por empregos em até mesmo outras cidades", destaca o secretário de Emprego, Trabalho e Renda, Marcos Roberto de Andrade.
Dentro desse universo de contratações nos últimos cinco anos, o setor da construção civil ampliou, de forma significativa, o número de empregados. Em termos percentuais, o salto foi de 60% de 2020 para cá. Para efeito de comparação, no Brasil e no Estado de São Paulo, a empregabilidade no setor cresceu 33% ao longo do mesmo período; em Santos, vizinha de São Vicente, o aumento foi de 34%.
De 2020 para cá, em números absolutos, o setor que mais gerou empregos foi o de serviços, com 1.358 novos postos de trabalho.
“Isso me deixa bastante orgulhoso. Esse número é reflexo do trabalho que estamos realizando. O empresário voltou a olhar para São Vicente e querer investir, entendendo que aqui ele vai ter perspectiva de futuro. Estamos recuperando a credibilidade de São Vicente”, ressaltou o Prefeito Kayo Amado.
Futuro - São Vicente já trabalha o presente e planeja o futuro. Como estratégia crucial para seguir fomentando a empregabilidade nos próximos anos, a Administração Municipal trabalha, neste momento, em prol da inserção da Área Continental do Município na Poligonal do Porto. O projeto já foi aprovado pela Autoridade Portuária e, agora, passa por avaliação do Ministério dos Portos e Aeroportos.
Vale lembrar que o desenvolvimento da Área Continental compõe o eixo de estratégias traçadas pela Prefeitura para o crescimento econômico, juntando-se à revitalização do eixo centro-praia e do fomento à construção civil.