Com o objetivo de reforçar a importância dos cuidados no tratamento do diabetes e orientar os pacientes sobre o uso correto da insulina, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), promoveu na sexta-feira (19) uma palestra interativa na ESF Humaitá.
A atividade abordou não apenas as técnicas adequadas para aplicação da insulina, mas também, aspectos fundamentais do tratamento da diabetes, como alimentação equilibrada, rotina de cuidados e prevenção de complicações. A programação contou com palestras, espaço para esclarecimento de dúvidas, interação com os participantes e uma oficina prática com moldes de seletor de insulina.
A abertura foi conduzida pelo farmacêutico José Roberto Carrasco, que acompanha os pacientes da unidade. Durante a apresentação, ele destacou os principais cuidados relacionados ao uso da insulina e alertou sobre erros comuns cometidos pelos pacientes, como a aplicação do medicamento sem a alimentação adequada: “O tratamento não se resume apenas à aplicação da insulina. É fundamental manter uma alimentação equilibrada e respeitar os horários das refeições para que o controle da diabetes seja eficaz”.
Na sequência, as enfermeiras Sueli Souza e Simone Bezerra Gomes de Figueiredo orientaram os participantes sobre a forma correta de utilizar a caneta de insulina, além dos locais mais indicados para a aplicação. “As regiões mais recomendadas são o abdômen, que apresenta melhor absorção, e a parte interna da coxa, respeitando uma distância de aproximadamente três dedos da virilha. Também orientamos que, após a aplicação, o paciente deve aguardar cerca de seis segundos antes de retirar a caneta, garantindo que toda a medicação seja administrada corretamente”.
Entre os participantes estava Maria Lúcia, de 72 anos, que destacou a importância das atividades promovidas pela unidade. “Sempre participo das palestras porque são muito importantes. Além de cuidar da minha saúde, consigo compartilhar as informações com vizinhos, amigos e familiares”.
Já Maria Telma de Oliveira, de 68 anos, aproveitou o encontro para esclarecer dúvidas sobre o tratamento. “Descobri que estava aplicando a insulina de forma errada e aprendi hoje como fazer corretamente. Achei a palestra muito interessante e esclarecedora”.
Ao final da ação, todos os participantes receberam um molde de aplicação de insulina, ferramenta que auxilia na realização do rodízio dos locais de aplicação. A recomendação é respeitar um intervalo de aproximadamente 14 dias antes de reaplicar a medicação na mesma área do corpo, evitando lesões na pele e contribuindo para uma absorção mais eficiente da insulina.