Comprometida com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realizou, nesta sexta-feira (15), uma ação que visa expandir a arborização por toda a Cidade.
Quem passou perto da Estação Nossa Senhora das Graças, do VLT, na Av. Marechal Deodoro (Vila Valença), teve a oportunidade de levar para casa, gratuitamente, mudas de plantas nativas brasileiras. A ação foi promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), com o objetivo de tornar a Cidade mais arborizada e melhorar a qualidade ambiental junto à população.
Ao todo, foram distribuídas 80 mudas das espécies Ipê-amarelo, Pitangueira e Sabão-de-soldado. Somente em 2025, já foram realizadas quatro ações como essa, que buscam envolver os munícipes na construção de uma São Vicente cada vez mais verde e sustentável.
O munícipe Daniel Batista compartilhou sua experiência ao participar da ação:
"Eu gosto muito de plantas, e quero reservar um tempo para cuidar dessa muda de pitangueira. Tenho um jardinzinho, e, aos poucos, vou cuidando dele. Como hoje houve essa doação, pensei: ‘vamos começar com essa doação, vai dar certo.’"
Ações como essa vão muito além da estética urbana, pois contribuem diretamente para a melhoria da qualidade do ar, o controle da temperatura, o aumento da biodiversidade e a conscientização ambiental da população. Além disso, promovem o sentimento de pertencimento e responsabilidade dos cidadãos com os espaços públicos, incentivando a participação ativa na construção de uma cidade mais saudável e resiliente.
“O nosso objetivo principal é fazer com que as pessoas se engajem nesse projeto de plantio que estamos tentando levar para todo o município. Estamos realizando várias ações de doação, cada dia em um local diferente, em um bairro diferente, para que toda a cidade tenha essa oportunidade”, ressalta a engenheira agrônoma da Semam, Glaucia Motta.