Após passagem pelo Brisamar Shopping entre os dias 6 e 12 de outubro, a exposição Concurso Cartaz da Paz chega pela primeira vez à Área Continental de São Vicente, onde os desenhos participantes podem ser apreciados na Subprefeitura (Av. Ulisses Guimarães, 211 – Jardim Rio Branco). A votação popular segue até sexta-feira (17), sempre das 9h às 17h.
Promovido pelo Lions Clube de São Vicente, com apoio da Secretaria de Educação (Seduc), o concurso tem como tema “Juntos Somos Um”, convidando os estudantes do município a refletirem, por meio da arte, sobre o valor da paz, da empatia e da união entre as pessoas.
O pleito é presencial, permitindo que a população escolha os cartazes preferidos. Além do voto popular, o concurso conta também com a avaliação de um júri técnico, composto por especialistas em artes visuais, que observam critérios como criatividade, originalidade, interpretação do tema, narrativa visual e técnica de execução.
As obras escolhidas pelo público serão premiadas com smartphone (1º lugar) e valores em poupança (para o 2º e 3º colocado). Já o vencedor do júri técnico receberá um smartphone e valor em poupança. O resultado final será anunciado durante a Festiva de Premiação, marcada para o dia 31 de outubro de 2025, às 19h30, na sede do Lions Clube de São Vicente. Na ocasião, todos os alunos com desenhos selecionados para exposição receberão certificados e medalhas de participação.
Criado em 1988, o Concurso Cartaz da Paz é uma iniciativa internacional do Lions Clubs International, que mobiliza cerca de 350 mil crianças de 75 países todos os anos. Em São Vicente, o projeto é realizado desde 2007 e tem como objetivo promover a Cultura de Paz nas escolas, prevenindo situações de violência, bullying, preconceito e exclusão.
Além do concurso de desenhos, o Lions Clube de São Vicente também promove o Concurso Redação da Paz, com o mesmo tema — “Juntos Somos Um”, voltado aos estudantes de 11 a 13 anos.