A Prefeitura de São Vicente encerra 2025 com um balanço positivo das principais ações desenvolvidas ao longo do ano, com destaque para investimentos em educação, saúde, segurança, mobilidade urbana, turismo, esporte, lazer e desenvolvimento social. Mesmo diante de um cenário financeiro desafiador, a gestão municipal avançou em políticas públicas estruturantes, ampliou serviços essenciais e fortaleceu áreas estratégicas para o crescimento da Cidade.
Na educação, 2025 foi marcado por um momento histórico: pela primeira vez, alunos da rede municipal que concluíram o 5º ano do Ensino Fundamental participaram de uma formatura oficial. O evento reuniu mais de 3,4 mil estudantes e suas famílias, simbolizando a transição de ciclo escolar e o fortalecimento da permanência dos alunos na escola.
“Pudemos encerrar este ano com um evento maravilhoso, de formatura inédita para todas as crianças do 5º Ano. Foram três dias lindos para comemorar a transição de ciclo do Ensino Fundamental I para o II de mais de 3,4 mil alunos. Todas as famílias receberão uma foto da criança com a beca. É algo extremamente marcante para uma cidade que, infelizmente, ainda segue abaixo da média em formação de ensino superior no País, que é de 20% e, em São Vicente, essa média é de 5%”, destaca o prefeito Kayo Amado.
Ainda na área educacional, o Município registrou avanços importantes nos índices de alfabetização, ampliou vagas em ensino integral, com 1.043 novas vagas em 2025, reduziu em 90% a fila por creches nos últimos anos e realizou reformas em dezenas de unidades escolares e quadras esportivas.
Programas de incentivo à frequência escolar também contribuíram para o aumento da participação dos alunos em avaliações como o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
“A educação sempre foi tratada como prioridade na nossa gestão. Para a criança, nada pode faltar. Essa atenção especial tem transformado a realidade de muitas famílias, garantindo acesso a um ensino de qualidade, infraestrutura adequada para o desenvolvimento dos alunos e alimentação escolar digna, saudável e nutritiva”, afirma o Prefeito.
Na saúde, São Vicente consolidou avanços estruturais e indicadores positivos, como a redução da gravidez na adolescência para menos de 10%, a primeira queda abaixo desse patamar em uma década e a diminuição expressiva dos casos de HIV. O ano também foi marcado pelo fortalecimento da rede municipal, com reformas em unidades de saúde, inauguração de novos serviços e início de obras estratégicas, como a construção da primeira UPA Central 24h da história da Cidade.
“Apesar de tudo isso, começamos a transformar a saúde de São Vicente. Demos fim ao CREI, que deixou uma história triste na Cidade, e estamos construindo nossa primeira UPA Central 24h. Estamos erguendo um Complexo Materno Infantil que terá mais de 90 leitos. É um processo longo e trabalhoso, mas que a gente consegue ver o avanço”, ressalta Kayo Amado.
A mobilidade urbana também teve papel central em 2025, com a consolidação da integração do transporte municipal ao VLT, requalificações viárias e investimentos em mobilidade ativa. Obras de grande impacto, como a ciclovia da Avenida Tupiniquins e a Ponte dos Barreiros, avançaram, melhorando a conectividade e a segurança para quem se desloca diariamente pela Cidade e pela região.
“Foi o ano da colheita de uma semente que a gente tentava plantar desde 2021: a integração dos ônibus municipais com o VLT. Finalmente, conseguimos colocar isso em prática”.
Na segurança pública, São Vicente avançou na modernização da Guarda Civil Municipal, ampliou o uso de tecnologia e fortaleceu a atuação integrada com as forças estaduais. Para a temporada 2025/2026, a Cidade contará com o maior efetivo policial de sua história, reforçando a segurança na orla e em áreas de grande fluxo turístico.
“Teremos o maior efetivo policial da nossa história para que o vicentino e o turista possam curtir com segurança. Isso foi fruto de uma articulação com o Governo do Estado que entendeu a importância de estender a Operação Verão até o Carnaval. Em São Vicente, teremos 800 agentes”, destaca Kayo Amado.
O turismo e o desenvolvimento urbano ganharam força com o programa São Vicente de Cara Nova, que segue transformando o eixo centro-praia, revitalizando espaços simbólicos e estimulando novos investimentos privados.
A revitalização da Biquinha dos Doces, a valorização dos píeres, a criação de zonas especiais de turismo e a retomada do diálogo com a rede hoteleira reforçam o posicionamento da Cidade como destino turístico e cultural.
“Quando a gente investe nos nossos cartões-postais, a gente contribui para toda uma cadeia produtiva. É empresa se instalando, emprego sendo gerado e, em consequência, a qualidade de vida das pessoas melhorando”.
Na área social, mesmo com restrições orçamentárias, o Município avançou em políticas de proteção e inclusão, como a implantação do Serviço de Família Acolhedora, o fortalecimento do apadrinhamento afetivo e a adesão a programas estaduais de combate à pobreza, como o Superação, ampliando o atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade.
Ao avaliar o ano, Kayo Amado destacou que 2025 foi um período de colheita de políticas públicas iniciadas nos últimos anos:
“Foi um ano de muita colheita. Começamos a observar os resultados das nossas políticas públicas surtindo efeito, é um trabalho de reconstrução. Foram cinco anos trabalhando, honrando as pessoas e olhando para frente”, conclui.
Projeções para 2026
Para 2026, a Prefeitura de São Vicente projeta a entrega de equipamentos históricos para a Cidade, como o Complexo Materno Infantil, a UPA Central 24h, novas escolas reformadas e a rodoviária municipal, além da consolidação de projetos nas áreas de mobilidade, turismo, esporte e desenvolvimento social. O foco seguirá na busca por maior justiça na distribuição de recursos e na ampliação da capacidade de investimento do Município.
“O vicentino pode esperar um grande ano, de concretização de sonhos. Vamos inaugurar nosso primeiro Complexo Materno Infantil, entregar nossa sonhada UPA Central 24h e seguir lutando por uma distribuição mais justa dos repasses”, afirma o Prefeito de São Vicente, Kayo Amado.