Avançar no acompanhamento das famílias e alinhar os próximos passos do Programa SuperAção SP em São Vicente. Com esse objetivo, representantes da Prefeitura e da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) se reuniram nesta terça-feira (22) para avaliar o trabalho desenvolvido até o momento e fortalecer a atuação conjunta no Município.
Durante o encontro, as equipes discutiram o andamento da iniciativa, os desafios identificados nos territórios e a articulação entre diferentes serviços municipais para ampliar o suporte às famílias atendidas.
Coordenado pela SEDS, o SuperAção SP tem como foco famílias em situação de pobreza, buscando criar condições para que elas avancem em direção à autonomia. O trabalho parte da realidade de cada núcleo familiar, identificando necessidades e conectando os participantes a políticas públicas, serviços e oportunidades.
A estratégia é dividida em duas frentes. A Trilha de Proteção Social fortalece o acompanhamento das famílias pela rede socioassistencial. Já a Trilha de Superação da Pobreza trabalha a partir de um diagnóstico individualizado, com definição de ações e articulação de oportunidades que possam contribuir para mudanças na realidade socioeconômica das famílias. A proposta do programa é atender 105 mil famílias em todo o Estado até 2027.
Integração entre serviços
A reunião também reforçou a importância de diferentes áreas trabalharem de maneira integrada. Participaram representantes das secretarias de Desenvolvimento Social, Habitação, Emprego, Trabalho e Renda, Saúde, Educação, Planejamento e Governança, além do Fundo Social de Solidariedade.
O secretário de Desenvolvimento Social de São Vicente, Jailton Jatobá, destaca que o acompanhamento precisa ir além de atendimentos pontuais. “Mais do que oferecer um benefício ou um atendimento pontual, precisamos olhar para cada família de forma individualizada, identificar suas necessidades e conectar essas pessoas às oportunidades e aos serviços que podem contribuir para sua autonomia. Esse trabalho só é possível com integração”, afirma.
Para a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, a integração é fundamental para que o programa avance. “É muito importante manter esse diálogo próximo com o município, porque o SuperAção SP só alcança seu propósito quando conseguimos integrar as diferentes políticas públicas e construir, em conjunto, caminhos para que cada família avance em sua trajetória de autonomia e superação da vulnerabilidade”, ressalta.