Durante as terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), estará promovendo nas Oficinas Culturais “Prof. Oswaldo Névola Filho”, localizadas na Rua Tenente Durval do Amaral, 72 (Catiapoã), o plantão tira-dúvidas voltado a trabalhadores da Cultura e interessados em inscrever projetos em editais de incentivo cultural. Iniciando nesta terça (4), a ação tem como objetivo oferecer suporte técnico e orientação personalizada para quem deseja transformar suas ideias em propostas culturais estruturadas.
Os atendimentos não necessitam de agendamento prévio e os participantes recebem apoio individualizado sobre elaboração de cronogramas, orçamentos e portfólios, além de dicas práticas sobre como preparar documentações e declarações exigidas nos processos de fomento. A iniciativa busca atender à demanda dos agentes culturais do município, em vista da proximidade da abertura de novos editais de fomento à cultura.
Os encontros serão facilitados pelo agente cultural Matheus Macedo, pós-graduado em Gestão Cultural, com experiência em oficinas de elaboração de projetos culturais, captação de recursos e parecerista técnico em editais de cultura:
"Diferente de uma oficina ou curso de elaboração de projetos, essa proposta funciona como uma consultoria, uma mentoria. É uma oportunidade para discutir cada ideia dentro da estrutura de um projeto cultural. Além da escrita, sabemos que muitas vezes a documentação é uma problemática, então buscamos atuar como facilitadores também nesse processo”.
Por Luis Gomes