Mais de 50 servidores de diferentes secretarias da Prefeitura de São Vicente participaram, nesta sexta-feira (31), da formatura do Estágio de Apoio à Defesa Civil – 2026, realizada no 2º Batalhão de Infantaria Aeromóvel (2º BI Amv). Coordenado pelo Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Sudeste (CMSE), o curso teve como objetivo capacitar os participantes para a atuação integrada em situações de emergência, por meio de estudos de caso e atividades práticas.
A programação foi realizada ao longo da semana e teve início com uma palestra ministrada pelo general Marcelo Zucco, comandante da 2ª Divisão de Exército, que compartilhou sua experiência na coordenação das ações durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024. Na quinta-feira (30), foi realizado um simulado de deslizamento de terra no Morro do Itararé. O treinamento mobilizou equipes de resgate, viaturas e profissionais de diversos órgãos municipais e estaduais.
A atividade reproduziu um cenário de deslizamento provocado por fortes chuvas, permitindo testar, na prática, a atuação conjunta das instituições responsáveis pelo atendimento à população, além de aperfeiçoar os protocolos de resposta a desastres e fortalecer a integração entre as forças de segurança, defesa e assistência.
Representando a Prefeitura de São São Vicente, participaram integrantes da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal (GCM) e de diversas secretarias municipais que integram o Conselho de Proteção e Defesa Civil. Também estiveram presentes militares do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, além de efetivos da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Capitania dos Portos de São Paulo e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.
"O Estágio de Apoio à Defesa Civil tem um papel fundamental para o conhecimento das capacidades operacionais de todos os órgãos que compõem o Sistema de Proteção e Defesa Civil, como as Forças Armadas, as forças auxiliares, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, as secretarias municipais e o Fundo Social de Solidariedade. A iniciativa fortaleceu a integração entre essas instituições e facilitou o acionamento conjunto em situações de emergência. Para a Defesa Civil de São Vicente, o estágio foi de extrema importância, pois possibilitou a realização de um exercício simulado de desastre envolvendo todas as secretarias municipais que atuam nesses cenários, contribuindo para o aprimoramento das nossas ações e para o treinamento das equipes diante de possíveis ocorrências reais", reforça o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Rogério Barreto.
"Esse estágio promovido pelo Comando Militar do Sudeste demonstra a importância da integração entre a Prefeitura, as Forças Armadas e os órgãos de segurança. Para São Vicente, uma cidade litorânea suscetível a eventos climáticos, contar com servidores capacitados e protocolos testados na prática é fundamental. O simulado de deslizamento comprovou que, quando atuamos de forma conjunta, a resposta é mais rápida, coordenada e eficiente. Isso representa mais segurança, preparo e tranquilidade para a nossa população", afirma o secretário de Defesa e Organização Social (Sedos), Silvio Damaceno.
Por Luis Gomes