Em uma noite de valorização de iniciativas elaboradas para agregar na dinâmica de trabalho do setor público e na conversão de políticas públicas, a 2ª edição do Inova São Vicente premiou, nesta terça-feira (24), no Ilha Porchat Clube, os melhores projetos inscritos no programa da Secretaria de Planejamento e Governança (Seplag) que visa estimular a produção de trabalhos desenvolvidos por servidores municipais.
Envolvendo 149 servidores, com as categorias Inovação em Processos Organizacionais - criada com o objetivo de procurar formas aprimoradas de realizar processos em órgãos públicos, e Inovação em Serviços ou Políticas Públicas - que busca desenvolver projetos de atendimento e serviços prestados ao cidadão vicentino, o Inova São Vicente, com 92 projetos, triplicou o número de inscrições em relação ao ano passado, no qual foram registradas 30 adesões.
A secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa, parabenizou o empenho dos funcionários neste ano. “É uma honra ver esses servidores comprometidos com esse projeto. Estamos celebrando a semana em que comemoramos o Dia do Servidor Público com a realização do Inova. Somos peça fundamental para gerar impacto social nesta Cidade, que já está vislumbrando seus 500 anos”.
Na categoria Inovação em Processos Organizacionais, os vencedores foram:
1º lugar: Serviço de Análise Estatística de Dados dos Sistemas de Informação Utilizados na Secretaria de Saúde de São Vicente (Fábio Lopes Corrêa da Silva)
2º lugar: Processo Eletrônico - Secretaria de Gestão (Stephany Aparecida Gonsalves e Samir Costard Zaitoune)
3° lugar: Análise de Impacto de Mídia, Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Kennedy Lui dos Santos, Vinícius Claro Gouvêa do Carmo e Gabriel Mansano Pupo)
Já na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas, os ganhadores foram:
1° lugar: Implante Subdérmico Contraceptivo em Populações de Vulnerabilidade no Município de São Vicente - Secretaria da Saúde
2º lugar: Iniciação à Educação Financeira nas Unidades Educacionais de São Vicente - Secretaria da Educação (Regina Célia Morais, Vandilma Silva Galindo e Maria Amélia Silva)
3° lugar: O Uso das Funções Executivas na Aprendizagem - Secretaria da Educação (Marcela Gomes da Silva, Marta Maria Schertz e Thays Fernandes de Paiva Rey)
As iniciativas foram avaliadas por uma banca composta por oito representantes da academia, do setor público e da área de inovação. Os critérios de avaliação foram: capacidade de inovação, resultados e impacto, eficiência, replicabilidade e sustentabilidade. Os quatro critérios de desempate são implementação, caráter intersecretarial, servidor em cargo efetivo e melhor nota obtida no critério “capacidade de inovação”.
“Avaliamos os projetos sob várias perspectivas distintas de maneira que conseguíssemos elencá-los. A inovação vem a partir de atitudes e, com a criação do Inova São Vicente, a Prefeitura está oferecendo um ambiente que permite a inovação. Os servidores públicos têm a oportunidade de apresentar propostas relevantes e geradoras de valor público”, explica o administrador público, advogado e mestrando em gestão de políticas públicas da USP, Jerônimo Santos de Lima.
A Secretaria da Saúde (Sesau) ‘voltou para casa’ recheada de prêmios, conquistando o título nas duas categorias. A secretária Michelle Santos comemorou o sucesso dos projetos no setor. “Fico muito feliz em fazer parte do resultado de muita união e comprometimento da equipe. São dois projetos importantíssimos em nossa área. Todos os servidores estão extasiados, com toda certeza eles irão se empenhar ainda mais para o próximo ano. Tivemos 17 iniciativas inscritas. Ano que vem o foco é aumentar esse número e seguir reerguendo a dignidade da saúde pública de São Vicente”.
O prefeito Kayo Amado enalteceu a proatividade dos servidores públicos e recordou o desafio proposto na primeira edição. “Estamos em uma noite dedicada à cultura da inovação. É bonito ver as secretarias de diferentes segmentos reunidas aqui com um único objetivo: inovar em prol do desenvolvimento da nossa cidade. É necessária uma grande equipe para fazer isso dar certo, e nós conseguimos. Que as novas iniciativas sejam contínuas. Quem ganha com isso é o cidadão, que paga seu imposto e espera o melhor da nossa gestão”.