Inova São Vicente premia servidores e estimula desenvolvimento de projetos no setor público

Dividido em duas categorias, programa contempla melhores produções convertidas em políticas públicas ou de funcionamento interno

Compartilhe!

Curtir
Em uma noite de valorização de iniciativas elaboradas para agregar na dinâmica de trabalho do setor público e na conversão de políticas públicas, a 2ª edição do Inova São Vicente premiou, nesta terça-feira (24), no Ilha Porchat Clube, os melhores projetos inscritos no programa da Secretaria de Planejamento e Governança (Seplag) que visa estimular a produção de trabalhos desenvolvidos por servidores municipais.
 
Envolvendo 149 servidores, com as categorias Inovação em Processos Organizacionais - criada com o objetivo de procurar formas aprimoradas de realizar processos em órgãos públicos, e Inovação em Serviços ou Políticas Públicas - que busca desenvolver projetos de atendimento e serviços prestados ao cidadão vicentino, o Inova São Vicente, com 92 projetos, triplicou o número de inscrições em relação ao ano passado, no qual foram registradas 30 adesões.
 
A secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa, parabenizou o empenho dos funcionários neste ano. “É uma honra ver esses servidores comprometidos com esse projeto. Estamos celebrando a semana em que comemoramos o Dia do Servidor Público com a realização do Inova. Somos peça fundamental para gerar impacto social nesta Cidade, que já está vislumbrando seus 500 anos”. 
 
Na categoria Inovação em Processos Organizacionais, os vencedores foram: 
 
1º lugar: Serviço de Análise Estatística de Dados dos Sistemas de Informação Utilizados na Secretaria de Saúde de São Vicente (Fábio Lopes Corrêa da Silva)
2º lugar: Processo Eletrônico - Secretaria de Gestão (Stephany Aparecida Gonsalves e Samir Costard Zaitoune) 
3° lugar: Análise de Impacto de Mídia, Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Kennedy Lui dos Santos, Vinícius Claro Gouvêa do Carmo e Gabriel Mansano Pupo) 
 
Já na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas, os ganhadores foram: 
 
1° lugar: Implante Subdérmico Contraceptivo em Populações de Vulnerabilidade no Município de São Vicente - Secretaria da Saúde
2º lugar: Iniciação à Educação Financeira nas Unidades Educacionais de São Vicente - Secretaria da Educação (Regina Célia Morais, Vandilma Silva Galindo e Maria Amélia Silva) 
3° lugar: O Uso das Funções Executivas na Aprendizagem - Secretaria da Educação (Marcela Gomes da Silva, Marta Maria Schertz e Thays Fernandes de Paiva Rey)
 
As iniciativas foram avaliadas por uma banca composta por oito representantes da academia, do setor público e da área de inovação. Os critérios de avaliação foram: capacidade de inovação, resultados e impacto, eficiência, replicabilidade e sustentabilidade. Os quatro critérios de desempate são implementação, caráter intersecretarial, servidor em cargo efetivo e melhor nota obtida no critério “capacidade de inovação”. 
 
“Avaliamos os projetos sob várias perspectivas distintas de maneira que conseguíssemos elencá-los. A inovação vem a partir de atitudes e, com a criação do Inova São Vicente, a Prefeitura está oferecendo um ambiente que permite a inovação. Os servidores públicos têm a oportunidade de apresentar propostas relevantes e geradoras de valor público”, explica o administrador público, advogado e mestrando em gestão de políticas públicas da USP, Jerônimo Santos de Lima.
 
A Secretaria da Saúde (Sesau) ‘voltou para casa’ recheada de prêmios, conquistando o título nas duas categorias. A secretária Michelle Santos comemorou o sucesso dos projetos no setor. “Fico muito feliz em fazer parte do resultado de muita união e comprometimento da equipe. São dois projetos importantíssimos em nossa área. Todos os servidores estão extasiados, com toda certeza eles irão se empenhar ainda mais para o próximo ano. Tivemos 17 iniciativas inscritas. Ano que vem o foco é aumentar esse número e seguir reerguendo a dignidade da saúde pública de São Vicente”.
 
O prefeito Kayo Amado enalteceu a proatividade dos servidores públicos e recordou o desafio proposto na primeira edição. “Estamos em uma noite dedicada à cultura da inovação. É bonito ver as secretarias de diferentes segmentos reunidas aqui com um único objetivo: inovar em prol do desenvolvimento da nossa cidade. É necessária uma grande equipe para fazer isso dar certo, e nós conseguimos. Que as novas iniciativas sejam contínuas. Quem ganha com isso é o cidadão, que paga seu imposto e espera o melhor da nossa gestão”.

Álbum de Fotos