Inscrições abertas para a 41ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente

Vagas podem ser garantidas até 11 de dezembro, para o maior espetáculo teatral em areia de praia do Mundo

Compartilhe!

4 curtiram
Os moradores de São Vicente estão convidados a participar do maior espetáculo teatral em areia de praia do Mundo, a 41ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, um evento que destaca as raízes históricas e culturais da cidade. As inscrições já estão abertas e seguem até  o dia 11 de dezembro de 2023, proporcionando aos cidadãos a oportunidade de se envolverem ativamente na celebração.
 
Para realizar a inscrição, basta comparecer aos seguintes locais durante o horário comercial: 
Paço Municipal das 9:00 às 17:00 - R. Frei Gaspar, 384 – Centro.
Subprefeitura das 9:00 às 17:00 - Av. Dep. Ulisses Guimarães, 211 - Jardim Rio Branco.
Jepom das 9:00 às 21:00 - Av. Martins Fontes, 735 – Catiapoã.
Menores de 18 anos podem participar, desde que acompanhados por um responsável.
 
A documentação necessária inclui RG ou CNH, juntamente com uma cópia do comprovante de residência. 
Pela primeira vez na história da Encenação, as inscrições também poderão ser feitas de maneira online através do site: https://www.saovicente.sp.gov.br/encenacao2024 .

 
O prefeito Kayo Amado comemorou a conquista e ressaltou a importância da valorização cultural, buscando gerar uma memória afetiva nas pessoas. “A Encenação é o maior patrimônio cultural que a nossa cidade tem. É papel de qualquer gestor público desse município não deixar essa chama apagar. Em 2021, vivíamos o cenário da pandemia. Tínhamos o desafio de manter a Encenação viva sem podermos realizá-la presencialmente. Produzimos, então, um documentário contando nossa história. Em 2022, ainda vivíamos uma angústia, pois não sabíamos o que viria pela frente com relação à pandemia. Contamos a história da fundação da Vila de São Vicente em uma projeção mapeada no Paço Municipal. Foi muito bom ver nossa cidade receber algo tão inovador no seu aniversário. O ano de 2023 foi marcado por desafios, que se somaram a um fato muito bom, as obras na Orla do Gonzaguinha. Entretanto, devido à revitalização da orla, não seria possível envolver tanta gente para um evento dessa magnitude. Isso foi um impeditivo para realizarmos a Encenação na praia. Decidimos, então, mantê-la viva com um outro formato, levando o espetáculo aos bairros da Cidade. Criamos esse formato buscando reconectar as relações do vicentino com a Encenação. Agora, com toda essa integração entre Município, o Deputado Caio França, BTP e Adesaf, a Praia do Gonzaguinha volta a receber o maior espetáculo em areia de praia do Mundo. São 41 anos de Encenação e será incrível. As pessoas poderão passar por esse espaço tão lindo registrando uma marca inesquecível, de resgate à nossa história".

 
Vale ressaltar que ao participar deste evento, os cidadãos têm a oportunidade não apenas de celebrar a fundação da Cidade, mas também de contribuir para a preservação e promoção da rica história local. Em caso de dúvidas, os interessados podem obter mais informações através dos canais oficiais da Prefeitura. 


A ENCENAÇÃO
O evento, que começou a ser apresentado no início dos anos 1980,  busca recriar, de maneira fiel e emocionante, os momentos cruciais da chegada de Martim Afonso de Sousa e sua expedição, que resultaram na fundação da Vila de São Vicente em 22 de janeiro de 1532. O cenário na Praia do Gonzaguinha é uma produção cênica apresentada em temporadas anuais. Ao longo dos anos, a Encenação passou por adaptações e inovações, buscando manter-se relevante para o público.

 
 
A 41ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente é incentivada via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A realização é da Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Instituto Adesaf. O evento conta com patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP).