Juntos por Todas: São Vicente lança projeto de rede de apoio à mulher

Iniciativa visa orientá-las na luta contra a violência e em prol da autonomia feminina

1 curtiu
Trabalhando métodos de empoderamento feminino, São Vicente lançou, nesta terça-feira (16), o projeto 'Juntos por Todas', iniciativa que visa, por meio de palestras, capacitações e rodas de conversa, orientar o público feminino no conhecimento dos seus direitos no dia a dia, cuidando de si, dos sonhos pessoais e no amparo àquelas que mais precisam. O evento de abertura foi realizado no auditório da OAB, reunindo a vice-prefeita Sandra Conti e demais autoridades do Município.

A proposta consiste na realização de encontros a fim de contextualizar as alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Cidade e o grêmio estudantil sobre seus direitos em meio a situações desagradáveis, como desrespeito ou, até mesmo, agressão, além de incentivar a autonomia feminina.

"O objetivo é, através da educação, orientá-las sobre medidas a serem adotadas caso necessário, fortalecer laços de empatia, aplicar noções de conhecimento jurídico, estimular o autocuidado e a independência financeira. Para isso, vamos dividir o projeto em quatro segmentos que serão trabalhados com elas nesses encontros", explica a supervisora de Políticas para a Juventude, Geovana Albuquerque.

Em seu discurso, a vice-prefeita Sandra Conti relembrou uma situação pela qual passou, que serviu como motivação em sua luta contra o machismo. "Há mais ou menos 20 anos, vivi um relacionamento abusivo. Decidi logo pôr fim nesse caso. Felizmente eu já tinha uma independência financeira, mas, na grande maioria dos exemplos, não é assim que acontece. Quando olhamos os dados sobre agressão à mulher, ficamos chocadas. Precisamos fazer alguma coisa. Parabéns a todos os envolvidos pelo engajamento nessa batalha. Estamos juntas".
Os eixos abordados nos eventos serão: independência financeira, autocuidado, acolhimento e noções jurídicas.

Formato - O formato do projeto prevê as abordagens em duas escolas por semestre, uma na região Insular e outra na Área Continental. As primeiras turmas serão compostas pelas alunas das unidades Raul Rocha do Amaral e República de Portugal. Para o segundo semestre, foram definidas as U.E's Jorge Bierrenbach Senra e Antonio Pacífico.

O projeto Juntos por Todas é uma iniciativa parceira entre a OAB São Vicente e a Prefeitura, por meio das secretarias de Governo (Segov) e Educação (Seduc).

Primeira presidente mulher da OAB de São Vicente, Josiane Cristina Silva pontuou a representatividade feminina na área jurídica, predominantemente ocupada por homens. "Em um universo onde o protagonista acaba sendo tradicionalmente o homem, estar nesta posição é motivo de muito orgulho para mim. A violência está aí, muitas vezes na nossa porta. Vamos trabalhar para combater isso".

Estatística - De acordo com uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o 5° país mais violento para mulheres no Mundo. Segundo as estatísticas, 13 mulheres são assassinadas por dia, sendo o universo doméstico o local onde ocorrem mais da metade desses delitos (55,3%). Mais da metade destes crimes são cometidos por familiares.

"A realidade dos números gera um alerta: precisávamos, urgentemente, revisar as leis de proteção, fiscalizar e garantir que elas sejam cumpridas e, sobretudo, trabalhar medidas preventivas", concluiu Geovana.

Por Guilherme Sibilio
Fotos: Tadeu Filho