Mais de 30 agentes da Guarda Civil de São Vicente recebem capacitação para uso de arma de choque

Iniciativa faz parte do estágio de qualificação anual obrigatório e dá sequência a uma série de ações que reforçam a segurança municipal

4 curtiram

Dando sequência a uma série de ações voltadas à segurança pública de São Vicente neste ano, 35 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) receberam capacitação para utilização de armas de tecnologias menos letais, nesta segunda-feira (28), no Centro de Convenções.

O curso foi ministrado por profissionais de segurança, convidados pela Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos), e teve duração de 24 horas, 16 delas realizadas à distância e as demais presencialmente. Os profissionais treinaram o uso do equipamento, legislação e suas aplicabilidades.

Segundo o comandante da GCM, Rubens Goes, a capacitação proporciona mecanismos de defesa aos agentes, de modo que o infrator seja coibido sem a utilização da força física. “O equipamento bem utilizado evita lesões graves. O curso, além de trazer novos conhecimentos, é fundamental para gerar interação entre os nossos profissionais”.

Em seu discurso, o comandante enalteceu o trabalho dos agentes. “A guarda não é nada sem cada um de vocês. A participação de todos é essencial para o bem da Cidade”.

O secretário da Sedos, Silvio Damaceno, também fez questão de ressaltar todo o trabalho desenvolvido pela gestão municipal, para trazer mais capacitação aos agentes.

"A capacitação dos servidores de segurança pública é constante, visando aperfeiçoar os trabalhos pelo bem da população e desenvolvimento da coorporação".

Melhorias - Cada vez mais presentes no cenário da segurança do Município, os profissionais da GCM têm se destacado de forma fundamental para garantir a proteção de todos. O serviço mais eficiente está atrelado ao foco voltado da atual gestão à área da segurança pública.

No início deste ano, o prefeito Kayo Amado enfatizou que a GCM receberia qualificação e equipamentos para reestruturar a segurança. Desde então, importantes medidas foram adotadas, como a aquisição de um drone para reforçar o monitoramento, a convocação de 19 novos alunos para o curso de formação, além da formação de 17 novos agentes que participaram da ‘Operação Centro Seguro’, ação que teve o intuito de garantir a segurança dos frequentadores da região comercial do Centro de São Vicente.

“Investir em segurança é investir em desenvolvimento e no profissional em todos os aspectos. Estamos trabalhando em busca de proporcionar um ambiente saudável e sem risco aos nossos vicentinos”, salientou o prefeito.

Por Guilherme Sibilio

Fotos Cynthia Rocha