Mais de 400 pessoas participam da Caminhada do Dia Mundial do Autismo, no Gonzaguinha

Crianças e jovens com transtorno do espectro autista (TEA) participaram da atividade com seus familiares, na manhã deste domingo (10)

1 curtiu
A sexta edição da Caminhada do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em São Vicente, que ocorreu na manhã deste domingo (10), contou com a presença do Batman e dos soldados Stormtrooper, de Star Wars, que fizeram a alegria de todos. A iniciativa foi de um grupo de empresários da região que colabora com as causas sociais dos Municípios.

Para  Marcos Antonio Ribeiro Junior, empresário que fabrica robôs de led com mais de dois metros de altura, a participação pela primeira vez no evento o deixou muito feliz. “Estou muito contente, porque um personagem numa caminhada como essa chama a atenção e faz com que as pessoas conheçam mais sobre a causa.”

O secretário de Desenvolvimento Social (Sedes) de São Vicente, Leandro Valença, ressaltou a importância dessa data, que é comemorada todo dia 2 de abril. "É um dia muito importante para chamar a atenção da comunidade, pois é uma demanda bem complexa, não apenas em São Vicente, mas no país inteiro.”

Leandro esclarece que existe uma deficiência para atender essa questão de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e afirma que precisa muito para avançar, seja na inclusão, acessibilidade, cultura e todas as questões de direito.

O secretário explica ainda que as famílias passam muito tempo da vida se dedicando aos entes com TEA, e é necessário que o poder público promova o acesso. “Hoje temos o Centro Dia, que é um centro de referência para estes pacientes. Essas pessoas podem ser cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) ou no CREAS para receberem avaliação e participarem de atividades separadas das famílias. Elas vão ser orientadas por educadores, pedagogos e, com isso serão inclusas, sociabilizando, desligadas do vínculo familiar e participando do vínculo comunitário e social.”

Caminhada – Pela primeira vez no evento, a enfermeira Annelise Terwak, mãe de um autista de nove anos de idade, conta que o filho foi diagnosticado TEA aos dois anos, e que começou a falar aos seis anos após frequentar as atividades do Centro de Reabilitação Neurológica Mateus Alvares, em São Vicente.

Carla Sandonato, também pela primeira vez na Caminhada, é avó do Davi Luca, de seis anos, que recebe acompanhamento desde um ano e meio de vida. Ela conta que até ele ser bem recebido e incluído nas escolas, foi uma luta. “Ele é atendido no Centro de Reabilitação Mateus Alvares e tentamos em todas as escolas particulares a inclusão dele, mas não tivemos êxito”.

A avó do Davi Luca revela que a família só foi acolhida quando procurou a Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc). “Fui bem atendida e ele foi encaminhado para o União Cívica. O suporte que a gente tem é fora do normal, que não tivemos em nenhuma escola particular.”

A EMEF União Cívica possui uma sala de crianças especiais e fica no Parque São Vicente.

O coordenador técnico do Centro TEA da APAE São Vicente, Igor Roberto Nascimento da Silva, conta que a caminhada ocorre desde 2015 e, atualmente, são atendidas diariamente 50 crianças, entre 2 e 12 anos. “A sociedade gosta de rotular sem entender a causa. A cada 44 crianças que nascem, uma está dentro do transtorno do espectro autista. O futuro é deles. No Brasil há cerca de 2 milhões de autistas.”

O movimento contou com mais de 400 pessoas, que se reuniram na Praça Heróis de 32, no Gonzaguinha, e caminharam até a Praça Tom Jobim, onde havia espaço para brincadeiras, apresentação de capoeira e distribuição de algodão doce.

A 6ª Caminhada do Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi organizada pela Secretaria de Esportes, Cultura e Cidadania (SECEC) da Prefeitura de São Vicente, APAE São Vicente e teve diversos apoiadores.

O evento contou com a presença do vereador Jabá. A vice-prefeita Sandra Conti foi representada pela jornalista Rosângela Cristina Lopes.

Por Carmen Doria e Rosângela Cristina

Álbum de Fotos