Movimento Leia São Vicente chega à 6ª edição com tema Ler: Aprendizagem para Todos

Entre as novidades deste ano, está a entrega inédita de maletas literárias e de dicionários em inglês e português

5 curtiram

A 6ª edição do “Movimento Leia São Vicente” chega ao calendário escolar da Rede Municipal de Educação nos meses de abril e dezembro. A Secretaria de Educação (Seduc) confirmou para as 9h de quarta-feira (15) a cerimônia de abertura, no Ilha Porchat Clube (Alameda Paulo Gonçalves, 61), com presença confirmada do escritor Cláudio Fragata, autor de livros infantis, juvenis e jornalista, além da participação de professores, coordenadores e membros da equipe gestora.

A novidade deste ano está no lançamento do projeto Ler & Reler, com a entrega das maletas literárias para os alunos do 6° ao 9° ano, e de dicionários de língua inglesa e portuguesa para os alunos do 3° ao 9° ano. As obras literárias vêm de acordo com a idade correspondente do ano escolar e traz autores nacionais, como Edy Lima, Paola Giometti, Eliana Martins, Regina Drummond, Milton C.O Filho e muito mais.

Também foram convidadas pela primeira vez a participar do Movimento as escolas estaduais e particulares da cidade, com os registros dos momentos de leitura na redes sociais com a hashtag #movimentoleiasv.

Movimento Leia SV - O “Movimento Leia São Vicente”, que acontece desde 2018, é uma realização da Seduc e visa incentivar o hábito da leitura por parte dos estudantes e comunidade escolar na realização de atividades alusivas à leitura durante todo o ano escolar, com a culminância em datas específicas e estabelecidas pela Secretaria de Educação, neste ano, nas datas 19 de abril e 1º de dezembro.

A ação já foi premiada em 2018, na categoria Secretaria de Educação, no PROLER - Programa Nacional de Incentivo à Leitura. No ano de 2021, recebeu o tema “Ler para Humanizar”, e em 2022, “Ler para Superar”.

Convidado - Nascido em Marília (SP), Claudio Fragata confirmou a presença na abertura do Movimento Leia SV. Escritor de livros infantis e juvenis, jornalista e professor de escrita criativa, Fragata foi o vencedor do Prêmio Jabuti de 2014, com o livro Alfabeto Escalafobético. Formado em jornalismo pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), começou a carreira de jornalista como estagiário do Jornal da Tarde, em 1971. Passou por importantes veículos da imprensa, como as revistas Globo Ciência, Galileu e Gula, além de fazer colaborações eventuais em Raça, Crescer, Focinhos, Chiques & Famosos, entre outros veículos.

Na Editora Globo, aproximou-se do público jovem, organizando e editando a coleção Manuais da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, na qual incluiu poemas de autores consagrados, como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes.

Em 2000, como editor da revista Recreio, da Editora Abril, publicou dezenas de contos e poemas que fizeram sucesso junto às crianças, ganharam elogios da escritora Tatiana Belinky e chamaram a atenção da diretora editorial do Grupo Editorial Record, Luciana Villas-Boas, que o convidou a publicar seu primeiro livro, “As filhas da gata de Alice moram aqui”.

Atualmente, dedica-se exclusivamente à literatura, escrevendo livros e dando aulas e coaching literário na Oficina de Escrita Criativa, em São Paulo

Por Renan Pablo

Álbum de Fotos