Mutirão do Emprego e Empreendedorismo recebe mais de 2 mil pessoas, em São Vicente

PAT realizou 500 atendimentos e outras 500 senhas foram distribuídas para atendimento posterior durante a próxima semana

1 curtiu
Desempregada há quatro anos, Flávia Silva de Oliveira Almeida, estava aguardando sua vez para ser chamada para passar pela triagem no Mutirão do Emprego e Empreendedorismo de São Vicente. “Estou aqui desde às 7 horas, e estou esperançosa e creio que Deus vai abrir a porta”, anseia a moradora do Parque Bitaru.

Flávia não estava só em busca da tão sonhada carteira assinada. Com ela, mais de 2 mil pessoas passaram pela ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e em parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedect).

O prefeito Kayo Amado esteve na abertura do evento. “A gente fica muito feliz que o Governo do Estado tenha esse olhar para São Vicente e abriu esse tipo de oportunidade, de juntar serviços como o vale-gás, o Poupa Tempo e o Banco do Povo. Há vagas de emprego que a Prefeitura buscou, junto com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) para disponibilizar ao cidadão, de uma forma organizada. Ele pode sair daqui com uma oportunidade, com algum encaminhamento”, destaca.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Zeina Latif, comentou que o grande objetivo do Governo em realizar o mutirão é ajudar as pessoas. “É pelo empreendedorismo, pela requalificação e fazendo a ponte com as empresas. Na verdade, não é só fazer as pontes, mas ter também diálogo com as empresas para aumentar o número de vagas oferecidas”.

O secretário-chefe da Casa Civil do Governo de São Paulo, Cauê Macris, também esteve presente e explicou que o Estado sempre tem mecanismos de ajuda em várias pastas, sendo que o foco de desenvolvimento econômico é fundamental para conseguir organizar o cidadão que esteja precisando de emprego. “Muitas vezes a pessoa fica deslocada, fica sem saber onde procurar. O papel é dar essa orientação, trazer todos os órgãos ligados a este setor para fornecer a ajuda correta. Mostrar que existem vagas de emprego e unir o empreendedor ao funcionário”.

Vagas - O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedect) de São Vicente, Allan Pavlovsky, afirmou que o Mutirão do Emprego com os serviços do Estado é o primeiro que ocorre com bastantes serviços e em parceria com o Governo. “Nós sempre temos a feira de emprego que ocorre anualmente. A última que teve compareceram seis mil pessoas. Hoje, temos uma expectativa de mais de duas mil pessoas”.

De acordo com ele, as pessoas que não conseguirem as vagas disponíveis, serão direcionadas para atendimento ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) do Município.

Mais de duas mil pessoas passaram pelo Mutirão do Emprego e Empreendedorismo nesta sexta-feira (26). Ao todo, o PAT atendeu 500 pessoas, e outras 500 senhas foram distribuídas para atendimento posterior dos interessados, que deve ocorrer durante a próxima semana na unidade.

O Mutirão contou com os serviços do Estado, entre eles, os serviços digitais do Poupatempo, Bolsa do Povo, cursos do Via Rápido Emprego, encaminhamentos das vagas do PAT e crédito do Banco do Povo Paulista.

Pela Prefeitura, teve a participação da Secretaria da Saúde (Sesau), com aferição de pressão arterial e orientação do manual de Aids. O Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS SV), orientou sobre os cursos gratuitos fornecidos, além da orientação do CAD Único, conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Entre as vagas ofertadas estavam a de atendente de loja, balconista, controlador de acesso, caixas e estoquistas para supermercados, entre outras.

Lucivania Santana da Silva, moradora no Parque São Vicente, comentou que estava esperançosa para trabalhar após dois anos de desemprego. “Já trabalhei como balconista, com serviços gerais e babá. Estou aqui desde cedo e espero conseguir uma vaga não só para mim, mas para todos que estão aqui também. Essa iniciativa veio num momento bom para todos nós, pois está difícil”.

Por Carmen Doria

Álbum de Fotos