Parceria entre Prefeitura de São Vicente e Exército leva sopa à população de rua

No total, 100 pessoas foram alimentadas nesta sexta-feira (20)

4 curtiram
A fria noite desta sexta-feira (20) registrava uma temperatura de 17 graus, quando às 20h foi servida a primeira cumbuca de sopa para pessoas em situação de vulnerabilidade social. No total, foram 100 bocas alimentadas, numa parceria que envolveu Prefeitura de São Vicente (por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social - Sedes), e o Exército Brasileiro.

Preparada no setor de provisionamento do 2º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), a sopa foi acondicionada em quatro termaboxes (caixas térmicas próprias para o transporte de alimentos) e levada do quartel ao Centro Pop (Avenida Capitão-mor Aguiar, 436), equipamento da Sedes que oferece assistência à população jovem e adulta em situação de rua.

A primeira a ser servida foi Dinamara, de 41 anos. “A sopa está gostosa e quentinha. Muito bom. A gente se sente mais aquecido”, disse, ao lado de seu companheiro, Alexandre, de 50. “É uma oportunidade boa, principalmente no frio. Daqui vamos para o abrigo”, completou ele.

O secretário de Desenvolvimento Social de São Vicente, Leandro Valença, destacou que essa iniciativa ajuda na aproximação com a equipe da Sedes. “A parceria com o Exército Brasileiro leva o alimento a quem precisa para dentro de um equipamento público, o que propicia criar este vínculo junto às pessoas em situação de rua, ajudando a realizar um trabalho psicossocial e de reinserção social, com resgate da identidade e da cidadania.”

Representando o 2º BIL, o tenente Vitor salientou que “todo o comando militar do Sudeste está fazendo este trabalho em suas áreas para ajudar a população em vulnerabilidade e, ao mesmo tempo, desenvolver em nossos militares o espírito de ajudar aqueles que necessitam, em um ato de empatia”.

Esta foi apenas uma das diversas ações que a Sedes e o Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV) estão desenvolvendo neste período de frio fora de época. Entre as iniciativas, foi firmada uma parceria com a Pousada Praia de São Vicente. A Prefeitura disponibilizou cerca de 30 colchonetes, cobertores, roupas e kits de higiene, enquanto o hotel oferece o espaço para dormir, jantar, café da manhã e banho. Os acolhidos precisam estar cadastrados no Centro Pop para pernoitar no local.

Cerca de 90 novas vagas foram abertas nos abrigos da Cidade. A Sedes tem oferecido vagas para abrigar pessoas em situação de rua desde terça-feira (17). Todas as doações estão sendo recebidas nas duas unidades do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente - FSS-SV, das 9h às 17h, nos seguintes endereços:

Unidade FSS-SV Insular - R. Benedito Calixto, 205. Telefone: (13) 3467-9118

Unidade FSS-SV Área Continental - Av. Dep. Ulisses Guimarães, 181 - Jardim Rio Branco. Telefone (13) 3467-9118

"É muito bom saber que em momentos como este nós temos ajuda de vários parceiros da nossa comunidade", destacou a presidente do FSS-SV, Thaynã Carneiro.

Desde a chegada da frente fria, a equipe de abordagem social conta com mais integrantes, buscando ampliar o atendimento às pessoas em situação de rua, ofertando auxilio socioassistencial.

Houve também a ampliação de 25% das vagas existentes nos abrigos, com diminuição das exigências para a permanência nos acolhidos, além da distribuição de agasalhos e cobertas.

O Município conta com uma rede direta de três acolhimentos institucionais na modalidade de Casa de Estar (prioritariamente famílias e pessoas em situação de violência direta), Casa de Passagem (público misto) e Acolhimento Emergencial (público misto).

Visita do prefeito
O prefeito Kayo Amado esteve no Centro Pop acompanhando de perto a entrega das refeições preparadas pelo Exército, bem como na Pousada Praia de São Vicente, que abriu as portas para acolher a população de rua, e destacou a importância de parcerias como essas. "A solidariedade do povo vicentino é gigante e nestes momentos ela novamente se faz presente. Agradeço a todos que estão colaborando e a Prefeitura não está medindo esforços para acolher e atender os mais necessitados."

Por Renato Pirauá

Álbum de Fotos